10 de jan. de 2011

Trabalhadores rurais ocupam fazenda improdutiva no MA

    Na tarde de ontem, dia 9, cerca de 300 famílias organizadas pelo MST ocuparam a Fazenda Salgador, no município de Presidente Vargas (MA). A Fazenda tem 45 mil hectares e é considerada improdutiva pelo Movimento Sem Terra. Por isso, uma das reivindicações do MST é a vistoria imediata da área pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que a mesma seja desapropriada.
    A ocupação que começou com 300 famílias hoje já soma 750. No Maranhão cerca de 3.000 famílias estão acampadas às margens de estradas em todo o estado. A área da fazenda corresponde a 45 mil campos de futebol o que daria para assentar pelo menos 500 famílias.
    Com a ocupação, o MST no Maranhão dá início à Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Durante a Jornada o MST realizará uma série de ocupações de terras e mobilizações em todo o Brasil em protesto pela lentidão do processo de Reforma Agrária e pela impunidade dos crimes cometidos pelo latifúndio e pelo agronegócio.
    A Jornada é realizada no mês de abril em função do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que aconteceu no dia 17 de abril de 1996, quando a polícia militar assassinou 19 trabalhadores rurais Sem Terra. A data foi instituída como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
Da Agência do MST

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!