28 de mai. de 2011

Projeto será lançado para recuperar nascentes do Rio Preguiças no Maranhão

    Aprovado na seleção pública 2010 do Programa Petrobras Ambiental, o projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças será lançado no próximo dia 31 (terça-feira), em São Luiz, no Maranhão. Com objetivo de recuperar e preservar as nascentes do Rio Preguiças, as principais ações do projeto são a construção de um viveiro de mudas, a produção de 43 mil de mudas de espécies nativas, a construção de 8 km de cercas, o plantio de 40 mil mudas numa área de 35 hectares e a capacitação de 60 pessoas em um trabalho de educação ambiental. Serão envolvidas aproximadamente 300 pessoas na área de atuação.
    Os municípios de Barreirinhas, Santa Quitéria do Maranhão e Santana do Maranhão serão beneficiados pelas ações do projeto. O Rio Preguiças é uma das principais atrações turísticas do Maranhão. Ele nasce no interior do Estado, tem 120 km de extensão e avança delimitando, à sua direita, a Área de Proteção Ambiental (APP) dos Pequenos Lençóis. Portanto, sua preservação é importante e necessária para que as gerações futuras também desfrutem de seus benefícios.
    O lançamento será às 10h, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e reunirá cerca de 100 pessoas, entre elas, autoridades municipais e estaduais, representantes da Petrobras, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
    Durante o evento, serão apresentadas as ações e propostas do projeto, um vídeo institucional sobre as nascentes do Rio Preguiças e discursos dos convidados.
    O Programa Petrobras Ambiental (PPA) investe em projetos de conservação e educação ambiental em todo o país. Para o período de 2008 a 2012, o tema definido para o programa é “Água” e “Clima”, com três linhas de atuação: Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e Fixação de carbono e emissões evitadas.
Do Portal Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!