2 de jun. de 2011

Quilombola de Alcântara expõe na galeria Zack Pedro

O artista alcantarense Claudiomir inaugurou nesta quinta-feira,2, às 10 horas, na galeria Zack Pedro  a exposição “São Luís/Alcântara, um certo olhar”. Natural de Alcântara, Claudiomir, 28, é morador do povoado de Oitiua, comunidade quilombola a 46 quilômetros da sede do município.É lavrador e pescador. Não frequentou escola formal mal sabe desenhar seu nome de batismo: Claudiomir Costa Viégas.
    A dentista Denise Miranda quem tomou conhecimento do trabalho de Claudiomir apareceram para o publicitário e organizador da exposição, José Maria Eça de Queiroz. A história de um jovem muito pobre que desenhava em chamex formato A4, desenhados com lápis de cera e esferográfica, reproduzindo paisagens de Alcântara e São Luís, impressionou a dentista.
Com cara de Naif (arte ingênua, não acadêmica) à primeira vista, os desenhos mostram perspectivas e recortes criativos, um talento inato que precisa e merece apoio e incentivo.

Claudiomir segundo Denise
    "Claudiomir é um jovem de Alcântara Maranhão, mais precisamente de um povoado chamado Oitiua. O mais velho dos sete filhos de Dona Sebastiana,uma senhora humilde que vive abaixo da linha da pobreza e que apesar dos seus 46 anos, somente a três, existe como cidadã brasileira, graças a ajuda de uma Agente Comunitária de Saúde que a ajudou a ter finalmente uma certidão de nascimento.Separada,morando em uma casa de barro, construída com a ajuda da comunidade e precisando de acompanhamento psicológico,de assistente social e etc...
    Claudiomir é quem ajuda nas das tarefas de casa. Deixou a escola quando cursava o segundo ano do ensino fundamental, por não conseguir compreender o que estava sendo expostos pelo professor e por sentir dores na cabeça e uma “agonia no juízo”...palavras ditas por Claudio, que tem um dos olhares mais tristonhos que conheci...
   Certo dia, fui convidada pela Agente Comunitária Teresa, a mesma que ajudou Dona Sebastiana a ser cidadã, a fazer uma visita a essa família e descobri que Claudiomir desenhava, mesmo sem ter material de pintura, livros ou qualquer outro objeto que o levasse a isso. Tinha feito uns desenhos de uns casarões de São Luís, apesar de nunca ter vindo á São Luís.
    Peguei esses desenhos, que achei geniais e trouxe para São Luís, na intenção de mostrar esse trabalho para algum pintor, cheguei até a mostrar para um professor de arte, que gostou, mas não se interessou muito pelo assunto.
   Um certo dia,atendendo a um paciente no meu consultório particular, comentei sobre o assunto e ele, cineasta, produtor, um homem das artes e com grande sensibilidade se interessou pelo Claudiomir e desse interesse surgiu a idéia de uma exposição.
Por favor, divulguem e prestigiem esse cidadão brasileiro, que mesmo com todas as adversidades conseguiu transformar a sua dor em arte..."

SERVIÇO
Exposição:“São Luís/Alcântara, um certo olhar”
Local: Galeria Pedro Zack (Rua do Ribeirão, 395 - Centro)
Período: até o final dede junho. A Galeria fica na , próximo ao Ed. Colonial.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!