28 de set. de 2011

Semana do cinema russo homenageia Andrei Tarkovski

O dietor Andrei Tarkovski
    Começa nesta terça-feira,28, no Anfiteatro de Comunicação (CCSO – UFMA, Campus do Bacanga) e Ecci Museum  (Praia Grande- Centro) a Semana do Cinema Russo que homenagea o diretor  Andrei Tarkovski. O evento acontece até o dia 30 de setembro com palestras e exibições sobre o cinema russo, vida e obra de Tarkovski, além da sua influência em obras contemporâneas. A programação traz dois filmes do diretor: Solaris (1972) e O Espelho (1974).
    A Semana contará ainda com a presença do cineasta russo Evgeny Itskovich, que irá ministrar as palestras e apresentar seu filme "Caçada Selvagem". A participação na Semana do Cinema Russo é aberta ao público e não necessita de inscrições.
Quem é quem
Evgeny Itskovich  - Cineasta, pianista e compositor. Natural de Moscou (Rússia), nasceu em 1983. Começou sua trajetória aos 14 anos. Já compôs músicas e roteiros para filmes, além da direção de “Caçada Selvagem”.
Andrei Tarkovski - Cineasta russo (1932-1986), considerado um dos mais importantes diretores de sua época. Sua obra se caracteriza por planos longos e ritmo lento, como em" Stalker" (1979) e "Nostalgia" (1982). Termina o último trabalho, "O Sacrifício" (1986), gravemente doente. Morre em Paris.
Obras: Em 1954 cursa a Escola de Cinema de Moscou e, em 1962, realiza o primeiro longa-metragem, A Infância de Ivan, que lhe rende o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Enfrenta problemas com as autoridades soviéticas com Andrei Rublev (1966). Considerada antinacionalista, a fita apresenta um retrato dessacralizado da Rússia medieval, chocando as autoridades russas. A censura política proíbe sua exibição no exterior por cinco anos. Quando liberado, é aclamado como o produto cinematográfico soviético mais importante da época. A ficção científica Solaris (1972) ganha prêmio especial do júri em Cannes. Por causa das dificuldades com o regime soviético, muda-se para a Itália no início dos anos 80.
Mais informações pelo telefone: 8812-3922

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!