17 de mar. de 2010

Sarney apoia o governador do Rio contra emenda do pré-sal

O senador José Sarney (PSDB-AP), presidente do Senado Federal, afirmou ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que a emenda Ibsen Pinheiro, aprovada pela Câmara, rateando os froyalties igualmente com todos os estados e municípios e não somente com os produtores, é inconstitucional. Concordou com o argumento apresentado pelo governador do Rio que tem encabeçada uma cruzada para conter a aprovação da emenda no Senado. Em último caso o veto do presidente da República.

Em encontro com deputados piauienses, que peregrinaram pelo país em busca do apoio das bancadas para aprovar a emenda do marco regulatório do pré-sal, a governadora Roseana Sarney (PMDB) se comprometeu em contribuir com a aprovação. A emenda beneficia municípios com elevação de receitas e estados com o maior naco. Sem ela as prefeituras continuaram com pires na mão à porta de governos e apoio parlamentar.

Na votação na Câmara, a bancada maranhense votou em peso pela aprovação. Tanto os da base do governo Roseana como os não alinhados com o grupo Sarney votaram pela aprovação da emenda. Dos 18 as excessões foram os depustos federais Nice Lobão (DEM) e José Vieira (PP), ausentes da sessão deliberativa.

Cabral que tem pranteado a decisão dos deputados, acredita que os senadores terão outra opinião sobre a unidade federativa no caso da divisão do dinheiro resultante dos royalties do petróleo. Conta como apoio de Lula para vetar a emenda.

Sarney disse inicialmente que bom seria uma "saída negociada". Joga o pepino pra cima de Lula que se desgastaria com o veto, mas nada que a blindagem popular não repila.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!