19 de mar. de 2010

Agora vai...para o lixeiro

Sem coleta, moradores de São Luís sofrem com lixo nas ruas

Uma briga entre a prefeitura e uma empresa contratada interrompeu a coleta do lixo em 140 bairros.


Os moradores de São Luís têm passado dias não muito agradáveis. A coleta de lixo na cidade foi interrompida há mais de uma semana. São toneladas e mais toneladas de sujeira nas ruas.

A sujeira toma conta das ruas históricas, das praias. Está na porta das igrejas e nas praças de São Luís. Uma briga entre a prefeitura e uma empresa contratada interrompeu a coleta do lixo em 140 bairros.

Os donos da empresa alegam que não estavam recebendo pelo serviço e dizem que só vão retomar a coleta depois que o município pagar o que deve.

"Essa dívida hoje gira em torno aproximadamente de R$ 12 milhões, sem contar com a multa da rescisão contratual com a prefeitura", calcula o advogado Manoel Felinto.

A prefeitura suspendeu o contrato com a empresa.

"Contrato foi rompido porque estava sendo maculado o interesse público. A empresa não estava atendendo aos requisitos do contrato, portanto a administração pública tinha o direito de agir", aponta o procurador do município Francisco Coelho Filho.

Enquanto isso, a população sofre com a sujeira. A cada dia mais 1,2 mil toneladas de lixo ficam acumuladas pelas ruas da capital maranhense.

Uma semana sem fazer a coleta e os condomínios ficaram com os depósitos abarrotados de lixo. A população está sendo obrigada a recorrer aos carroceiros que fazem o serviço que é da prefeitura.

Ao todo, 1,5 mil famílias em um condomínio vão pagar este mês uma taxa extra para remover a sujeira acumulada no depósito.

"Um serviço que poderia ser feito extra de beneficio para o condomínio e vamos ter que pagar para o carroceiro levar o lixo", afirma o administrador de condomínio Jailton Medeiros.

A creche também recorreu a uma carroça para evitar a contaminação das crianças.

"Eu paguei um carroceiro para tirar o lixo da porta. Tem fralda descartável, alimentação de criança", reclama a dona da creche Valdélia Abreu.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!