13 de mar. de 2010

UEMA e UFMA sobem no ranking de avaliação do MEC

     A Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, subiu de nível na avaliação do Ministério da Educação das instituições de ensino superior. Antes ocupante da 146ª posição, no ranking das 178 universidades avaliadas, a UEMA subiu seis pontos. Continuou, porém, na faixa 3, das universidades com ensino considerado adequado pelo MEC. Por outro lado, a Universidade Federal do Maranhão, UFMA, subiu dois pontos: passou da 79ª posição para a 77ª, mas também se manteve na faixa 3.

     Quase metade das instituições de ensino superior teve notas de avaliação alteradas pelo MEC, sendo que 40% aumentaram a nota em relação à divulgada no ano passado; 8,5% sofreram queda e 51,5% se mantiveram no mesmo patamar.

     A partir de novos parâmetros adotados pelo Índice Geral de Cursos, IGC, retirado do somatório da avaliação do ENAD - o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) -, com titulação do corpo docente, infraestrutura e outros. O IGC é uma avaliação do governo federal das universidades.

Todos esses indicadores são processados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira. Dados errados utilizados pelo IGC produziram erros. Com isso o Ministério da Educação decidir rever os critérios de avaliação das universidades. Ao menos 446 instituições de ensino ingressaram com recurso junto ao Inep para modificar sua posição no ranking.

     Algumas universidades que agora subiram de faixa e antes estavam entre as reprovadas pelo MEC acham que a divulgação dos indicadores produziu efeitos irreparáveis. O IGC é utilizado como base para liberação de empréstimos junto ao BNDES e também na participação do programa de financiamento estudantil, Fies.

     A avaliação é feita da seguinte forma: as universidades recebem pontuação que variam de 0 a 500 pontos. Depois esses pontos são convertidos em uma escola de 0 a 5. As universidades que ficaram nas faixas 1 e 2 passam a ser supervisionadas pelo MEC.
  

  

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!