12 de mai. de 2010

Alcântara inicia Festa do Divino em meio a uma crise sem precedentes

Sem um cartaz sequer anunciando sua realização, os alcantarenses repetiram na tarde desta quarta-feira, com a subida do mastro da Imperatriz, mais um ritual da secular Festa do Divino Espírito Santo. A festa se estende até o Domingo de Pentecoste, 23 de maio, quando será lido o pelouro, após a missa da tarde na Igreja do Carmo, anunciando o imperador de 2011.

A cidade exibe os sinais da crise que mergulhou mais profundamente após vir à tona os desvios cometidos pela ex-prefeita de Alcântara, Heloisa Franco Leitão, sarneysta desde criancinha e uma espécie de tutora do atual prefeito Raimundo Soares, ambos do DEM. A advogada chegou a ser detida na Polícia Federal durante a operação Rapina II, em novenbro do ano passado.

Atual procuradora geral de Alcântara a ex-prefeita Heloisa Franco Leitão é ficha suja por excelência. É acusa de desviar através de fraude milhões dos recursos do Fundef. Antes da prisão, foi cotada para assumir a Secretaria de Igualdade Racial do governo Roseana.

Sem pagar fornecedores e servidores dos programas federais, a prefeitura
 paralisa a parca economia local. O turismo não decola, tanto quanto o programa da Agência Espacial Brasileira e Alcântara Cyclone Space que passa ao largo dos problemas do município, um dos mais pobres do estado e do país.


Com problemas de inadimplência herdados da administração da prefeita Leitão, o município está impedido de receber recursos de emendas federais e de convênios com a união. A verba do Ministério da Cultura que nos anos anteriores abastecia a festa esse ano ainda não chegou às casas dos festeiros. No início eram nove. Por conta da crise restaram apenas sete festeiros. 

O prefeito Raimundo Soares cede espaço para o governo do estado realizar os projetos federais em convênios diretos como  os órgãos, sem a participação da prefeitura.

Não bastassem os problemas gerados pela péssima administração municipal, a Superintendência do IPAHN inaugurou no mês passado um Telecentro, sem banheiro, causando reclamação do púbico que busca o serviço.


Divino Espírito Santo de Alcântara de 2010

Imperatriz - Maria do Carmo Santos Macedo
Mordoma-régia - Conceição de Maria Lobato Sousa
Mordomos - Fábio Serejo, Maria Luzia Silva Diniz, Paulo César Santos, Efigênio Ferreira, Doralice Araújo


5 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável que uma cidade histórica comemore a sua maior festa popular em meio aos respingos da lama da corrupção, que há décadas emperra o desenvolvimento do município. É preciso libertar Alcântara desse atraso político e valorizar essa grande tradição da nossa gente com uma divulgação competente, apoio e principalmente respeito à sua gente. No toque das caixeiras, a dor de ver Alcântara entregue ao caos e corrupção. Em 2012 vamos dar o troco e acabar com o chiqueiro político descoberto pela polícia federal.
José, de Alcântara.

Anônimo disse...

Que tristeza, que vergonha...Sem mais palavras.
Katia

Anônimo disse...

ALCÂNTARA SOBREVIVERÁ A MAIS ESTA TORMENTA. UMA CIDADE RICA EM TRADIÇÕES, CULTURA E ALEGRIA DE SEUS MORADORES NÃO DEIXARÁ SER ABALADA POR MAIS ESTE DESCASO POLÍTICO. TEMOS DEUS E O DIVINO ESPÍRITO SANTO QUE É A NOSSA MAIOR FORTALEZA. TENHO FÉ QUE UM DIA TEREMOS UM REPRESENTANTE POLÍTICO PREOCUPADO COM SEUS MORADORES.
ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Alcântara tinha todas as condições de ser um grande pólo turistico, pois é uma cidade com grande potencial, mas vive amarrada a uma classe politica extremamente corrupta a bastante tempo, sinto muita pena dessa linda cidade e de seu povo sofrido, pois até os recursos para construção de moradias para a população carente foram desviados, Só Deus mesmo para dar um fim nessa situação!!!

Anônimo disse...

Alcantara sem dúvida tem as qualidades necessarias para seu desenvolvimento turistico.
Confio plenamente na inteligencia do povo alcantarense de mudar em 2012 o rumo da historia que é minha e de todo povo Alcantarense .
Sem duvida que a festa do Divino é um agrande acontecimento da tradição e resgate da nossa história.
Mas quando passamos a politica partidaria,realmente é lamentavelé deploravel o estado em que Alcantara se encontra em toal abandono.
Quem saabe o Divino Espirito Santo nao coloque raciocinio nos governantes e todo o povo que detem o poder,para que haja as mudanças necessarias.
Ate breve...

Postar um comentário

Comente aqui!!!