30 de mai. de 2010

Jackson Lago foi um dos primeiros a defender instalação da refinaria da Petrobras no Maranhão

PALAVRA DO GOVERNADOR
* A partilha do futuro
A decisão de instalar a nova refinaria da Petrobrás em São Luís convoca todos os maranhenses para uma tarefa inédita de nossa história: a de construirmos as bases de um novo modelo de crescimento, que seja partilhado e inclusivo.
     Nosso estado padece, há muitos anos, de não ter criado condições de fruição dos grandes projetos industriais que montaras verdadeiras economias de enclaves, incapazes de se conjugar com um projeto de desenvolvimento local. Esses investimentos, nascidos muito mais pelas necessidades estruturais do país do que por uma ação afirmativa regional, não forma capazes de promover a verticalização da produção, fator decisivo para o crescimento sustentado da economia.
     A refinaria da Petrobras, que terá capacidade de processar até 500 mil barris de petróleo por dia, será a maior usina petrolífera do país, com o dobro da capacidade das refinarias que operam hoje. Naturalmente, a sua construção, que pode levar até sete anos, dinamizará a economia maranhense com o aporte de investimentos estimados em até 10 bilhões de dólares. Quando pronta, será basicamente uma unidade exportadora, sobretudo para os Estados Unidos.
     Esse quando aponta para a necessidade de transformar esse grande investimento em uma alavanca para a atração de novos negócios, especialmente nas áreas de metalurgia, logística, geração de energia. È nesse sentido que, desde o início do nosso Governo, planejamos a montagem de um repertório de projetos estruturantes para os quais temos dedicado o melhor de nossos esforços.
     A própria refinaria insere-se nesse quadro e foi objeto de intensas discussões com o governo Federal e empresários. Contratamos o que há de melhor na inteligência brasileira no setor para nos embasar tecnicamente. O relatório conduzido pela Dr. Ilda Sauer, professora da USP e uma das maiores autoridades do país na área, apontou o Maranhão como território insuperável pelas vantagens comparativas que apresenta. Esse relatório foi encaminhado ao ministro Lobão e ao presidente Lula.
     Também posso anunciar que estão avançadas as negociações para que o Maranhão receba a planta industrial de uma das maiores empresas de construção naval do país. Esse investimento, forte gerador de empregos, se somará à refinaria, criando uma dinâmica da qual resultará, por necessário, a vinda de empresas de siderurgia.
     A notável condição do nosso estado, sua posição geográfica, o relevo e clima, a generosa costa, todo isso tem sido, até aqui, promessa de um futuro que nunca chega. É hora de fazer acontecer inaugurando um modelo de pactuação diferente; que beneficie nossas empresas, estimule os empreendedores locais e, principalmente, espalhe os benefícios do desenvolvimento por aqueles que mais necessitam.
     Para tal, temos a convicção de que o único caminho é através da educação. Preparar nosso povo, criar as condições para que o desenvolvimento seja também oportunidade de crescimento pessoal. Esse é o desafio que temos pela frente. Mais que tudo, é um imperativo que todos temos perante o flagelo da miséria que marcou a história do nosso estado.

Jackson Lago
Governador do Maranhão

* Publicado na imprensa do Maranhão em 18 de maio de 2008

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!