15 de mai. de 2010

Morre o deputado João Evangelista

Morreu às primeiras horas deste sábado o deputado estadual João Evangelista (PSDB), 52 anos, ex-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. Há dois anos ele lutava contra um câncer que o afastou da vida pública deifinitivamente nos últimos meses. 

Eleito deputado pela primeira vez em 1994, pelo PFL, João Evangelista presidiu a Casa entre 2005 e 2008, por dois mandatos consecutivos. Foi um dos responsáveis pela constituição da Frente de Libertação do Maranhão.

O corpo do ex-parlamentar será velado neste sábado no Palácio Manoel Bequimão, sede da parlamento estadual no Sítio Rangedor, bairro do Cohafuma. O enterro está marcado para a tarde. .

Em março deste ano seu filho, Neto Evangelista, distribuíu para a imprensa. Leia abaixo a carta:


'"Peço permissão aos amigos leitores para ocupar este espaço com o reconhecimento a um grande maranhense. Escrevo este artigo ao lado do leito do deputado João Evangelista, homem guerreiro, sempre lutador pelo Maranhão e pela vida. Há dois anos e dois meses, enfrenta sua maior luta: a luta contra uma doença infame, que prefiro não referir-me nominalmente.

João Evangelista é natural de São João Batista, veio para São Luís aos sete anos de idade junto com sua família de sete irmãos. Ele tinha um sonho: dias melhores para o povo maranhense. Esse sonho foi cultivado durante toda sua adolescência. Mas, para torná-lo realidade precisava entrar na vida publica. Foi o que fez. Com a garra e a determinação que sempre teve, conseguiu lograr êxito e foi eleito vereador de São Luis, em 1988, com a quarta maior votação. Reeleito, em 1992, com a maior votação já registrada até aquelas eleições, foi conduzido por seus pares à Presidência da Câmara Municipal. Teve destacada atuação à frente do Legislativo ludovicense, cuja marca foi a modernização de sua estrutura e a democratização.

Seu atuante desempenho na Câmara, o credenciou a conquistar o mandato de deputado estadual em 1994, com a terceira maior votação do estado e a maior da capital, votação esta jamais obtida por um parlamentar, até aquele ano. Foi reeleito em 1998, em 2002 e em 2006, sendo outra vez o terceiro mais votado.

Como deputado estadual, João Evangelista trabalha incansavelmente pela melhoria das condições de vida dos maranhenses. Foi eleito presidente da Assembléia Legislativa nos biênios 2005/06 e 2007/08. Suas gestões foram marcadas pela visão empreendedora de valorização da instituição e de seus servidores; projetos relevantes, como Sol Nascente, que inclui socialmente crianças da periferia de São Luís pela arte, dança, teatro; Parlamento Estudantil; Assembléia na Comunidade, Águas Perenes, entre outras; as ações de comunicação que aproximaram o Legislativo da sociedade, além de comandar a construção de uma das Assembléias Legislativas mais modernas do Brasil, proporcionando aos parlamentares um espaço digno para o trabalho legislativo e para a população, a verdadeira Casa do Povo.

Acostumei ouvir que atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher, Georgina, sua esposa, que sempre ao seu lado, dedicou-se ao marido e aos filhos, ajudando-o a realizar uma administração jamais vista pelo povo maranhense a frente daquele poder.

Assumiu também o governo do Estado em substituição ao ex-governador Jackson Lago de forma interina no ano de 2008.

Chama-me bastante atenção quando vejo pessoas como o ex-governador Zé Reinaldo Tavares e o deputado federal Ribamar Alves comparando-lhe com a rainha do jogo de xadrez nas eleições de 2006, e quando vejo o ex-governador Dr. Jackson Lago afirmando a importância de um homem como João Evangelista no processo político maranhense.

Sempre dedicado ao tripé que lhe agracia, a família, a política e o Maranhão, João Evangelista tem o nome registrado nos anais da política maranhense.

Deixo de falar como eleitor e admirador e passo a falar agora como filho, e permitam-me, diretamente a ele: no momento em que lhe faltarem pernas, use as minhas, quando lhe faltarem braços, use os meus, não sei se acreditam em super-heróis, mas eu passei a acreditar quando nasci e conheci meu pai.

Deixo este artigo registrado, para a posterior leitura do deputado João Evangelista, pois acredito no Deus que eu sirvo. Ele mais que ninguém é fiel e existe uma promessa em sua vida, e eu creio que ela será cumprida. Te espero para um abraço e para muitas conquistas que ainda virão."



4 comentários:

dina disse...

neto evangelista deus sabe de toda sua dor mas nem sempre os planos de deus sao os mesmos que os nossos..deus precisou do deputado joao evangelista la junto dele. meu nome e dina e perdi meu pai pela mesma doença que vc perdeu o seu. jesus te ampare.

Anônimo disse...

João Evangelista foi um vencedor. De vendedor em uma loja de sapatos da Rua Grande, conquistou espaço na política chegando a exercer interinamente o crgo de governador do estado. Uma lição para quem não se acedita capaz de vencer...

Unknown disse...

Neto Evangelista
Eu sinto muito, pela morte do seu pai,
sei que ele era um grande homem,que eu
admirava muito, gostava tambem.
Por ele ser um grande homem,ele nao merecia isso,fiquei muito triste quando fiquei sabendo, a vida é assim cheia de perdas e coquistas, e voce vai conquistar as pessoas assim como o seu pai conquistou!
Por isso te desejo muita boa sorte..

Cléo Dutra da silva
Brasilia DF..

Anônimo disse...

neto. conhecir seu pai e era um homem bom e muito amigo.mas deus precisou dele la em cima .nos so temos que aceitar.seja feliz e siga seus pasos tenho certeza que muitos lhe seguiram .seja sincero e trabalhador e tudo vai da certo acredite.abraços.
rosana

Postar um comentário

Comente aqui!!!