6 de jun. de 2010

Prefeitos farão mini-marcha em Brasília para pressionar deputados e senadores

     O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, pretende trazer um grupo de prefeitos para Brasília na próxima terça-feira,8, e, numa espécie de “mini-marcha” pressionar o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a colocar em pauta a votação da Emenda 29, que destina mais recursos para a saúde. A decisão foi tomada no dia 2 de junho após uma reunião com os partidos de oposição ao governo Lula: DEM, PSDB e PPS.
     Em reunião com os prefeitos maranhenses, inclusive com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, preferito Raimundo Lisboa, ao menos 14 parlamentares maranhenses se recusarão a assinar termo de compromisso proposto pela CNM de trancar a pauta da Câmara para pressionar a votação da Emenda 29.
     O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) chegou a dizer aos prefeitos que somente assinaria o termo após a liberação das emendas parlamentares individuais rubricada por ele. A reunião foi coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV) que pediu tempo aos prefeitos para conversar com os deputados.  A bancada do Maranhão foi uma das seis da federação que não aderiram à proposta da CNM.
     Além da Emenda, os prefeitos também vão pressionar o Senado para que o projeto que trata do modelo de concessão do Pré-sal, onde há a divisão dos royalties, seja votado como veio da Câmara, garantindo recursos maiores para Estados e municípios não produtores.
     “Estou mobilizando os prefeitos para virem a Brasília na semana que vem. É preciso que a Emenda 29 seja votada e não podemos deixar que o Senado vote só o modelo de concessão sem a partilha dos royalties, como querem fazer a partir de uma manobra do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR)”, disser Ziulkoski.
     A decisão da “mini marcha”, numa referência à 13ª Marcha dos Prefeitos, que aconteceu no mês passado, foi decidida na reunião de Ziulkoski com os líderes do DEM, Paulo Bornhausen (SC), do PSDB, João Almeida (BA) e com a presença de Raul Jungmann (PPS-PE) e do líder da Minoria, Gustavo Fruet (PSDB-PR).
     Segundo Bornhausen, seu partido concorda com a obstrução pela aprovação da Emenda 29, mas não consegue fazer com que a base do governo vote a matéria. “Estamos atendendo ao pedido dos prefeitos e tentamos votar, mas também é hora dos prefeitos se mobilizarem”, disse.
     O líder ainda comentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber os prefeitos, não se opôs à votação, disse que caberia a Temer colocá-la na pauta. “Ele fez proselitismo com os prefeitos, vamos ficar em obstrução até votar e agora teremos apoio dos prefeitos”, disse.
     Caso não consiga votar a Emenda 29, a oposição promete seguir em obstrução até o dia 29 deste mês, quando tentará fazer uma grande manifestação pela aprovação da matéria.
Com informações da CNM   

Quem participou da reunião
Sarney Filho (PV)
Pedro Novais (PMDB)
Cleber Verde (PR)
Julião Amim (PDT)
Domingos Dutra (PT)
Sétimo Waquim(PMDB)
Waldir Maranhão (PP)
Gastão Vieira (PMDB)
Nice Lobão (DEM)
Clovis Fecury (DEM)
Flávio Dino (PCdoB)
Roberto Rocha (PSDB)
Pinto Itamaraty (PSDB)
Pedro Fernandes (PTB)

Ausentes
Ribamar Alves (PSB)
Carlos Brandão (PSDB)
David Alves Silva Filho (PP)
Zé Vieira (PR)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!