5 de jun. de 2010

Professores do município de São Luís em greve iniciam semana concentrados em frente à Câmara

     O Sindicato dos Professores do Município de São Luís, SindEducação, se reuniu neste sábado para consolidar a pauta de mobilização da greve iniciada em 19 de maio.
     Na próxima segunda-feira,7, os professores vão promover mais uma concentração em frente à Câmara Municipal.
     Em reunião com os vereadores na terça-feira passada, 1º de junho, os sindicalistas apresentaram as fundamentações das propostas que motivam a greve. Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais também participaram da reunião que teve início às 11 horas e se estendeu até as 14 horas.
     Na próxima terça-feira,8, será formada uma comissão arbitral composta por vereadores, representantes das secretarias municipais de Educação, de Governo e da Administração; e dos sindicatos de Educação e dos Servidores Municipais, para negociar com o Eexecutivo. Castelo se mantém irredutível na ofertade de 6% de aumento. Os professores querem 18%, refletindo o reajuste do Fundeb.
     Segundo o SindEducação os poucos professores que furam a greve estão encontrando salas vazias. Em escolas onde há turmas com 50 alunos a freqüência tem sido em média de cinco estudantes durante a semana. A secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, ex-secretária de Estado da Saúde e dona do Laboro, percorreu escolas na semana passada, pressionando grevistas e insufrando pais contra mestres.
     No dia 20 de maio o prefeito João Castelo (PSDB) assinou o Decreto n n.º 39.945/2010, concedendo progressão vertical a 35 servidores do magistério. Para o SindEducação a medida que aparentemente contemplaria uma pequena parcela da categoria é motivo de desespero para alguns professores.
     Segundo esclarecimento dos sindicalistas o decreto do Executivo Municipal, servidores em final de carreira, na última referência da tabela de vencimento do magistério (referência I), após a concessão da progressão vertical, foram removidos para o início da tabela, como se estivessem iniciando o seu vínculo com o ente público (referência A).
     Na reunião com os professores os vereadores se comprometeram a suspender a votação até que sejam esgotadas todos os diálogos com os professores, para que então seja feito um acordo com o executivo.

Agenda da Greve
Segunda-feira, 7 de junho – Mobilização em frente à Câmara Municipal de São Luís (manhã e tarde)
Terça-feira, 8 de junho – Concentração na Praça Deodoro às 8 horas e passeata

25 comentários:

Anônimo disse...

Eu me sinto sensivelmente prejudicada. Não recebi progressão, e nem tampouco passei da letra A para B. Certo é que tenho quatro anos e dois meses.Já é pra eu estar na letra B.
Há hum ano eu venho poerdendo dinheiro e a Secretária faz propaganda.Segundo alguns professores, ele teria dito que nós professores queremos comer filé todo dia.

Professora com muito orgulho disse...

E se quisermos comer filé todos os dias temos direito porque somos trabalhadores tanto quanto ela, ou até mais!!!

Professora consciente disse...

Estive na reunião que a Secretária Sueli Tonial realizou na UEB João Lima Sobrinho no Coroadinho nessa quarta feira (02/05). A Secretária foi respeitosa com os professores, explicou sobre a impossibilidade (e não falta de vontade) em conceder aumento maior que 8%. Demonstrou que o financiamento da educação (apenas 5% do PIB ) é historicamente insuficiente. Por isso está começando o planejamento estratégico para traçar prioridades JUNTO com os professores. Ouviu nossas demandas estruturais, mas abriu espaço também para falarmos de problemas pedagógicos. Reafirmou que TODAS as progressões sairão ainda este ano e que ela pretende sistematizar o planejamento participativo com os professores. Senti-me valorizada. Estou confiando no trabalho e na competência de nossa Secretária. Seria melhor que professores não ouvissem boatos em geral não são verdadeiros.

Anônimo disse...

Eu apoio a greve dos professores,pois é a única forma deles e de qualquer categoria lutar pelos seus direitos, é bom ressaltar que as escolas de São Luís estão abondonadas sem falar nos anexos que é uma verdadeira falta de respeito com os alunos e todos os profissionais que trabalham nesses estabelecimentos. Nas escolas de modo geral falta material para os alunos e tem professor que tira dinheiro do próprio bolso para comprar materiasi para fazer trabalho com os alunos, já que o Sr. João Castelo(prefeito de São luis) não cumpre com suas promessas de campanha e com o seu papel de administrador. O principal culpado por essa greve é o prefeito e a sua secretária de educação e quem sofre as consequencias é toda a sociedade. Nós merecemos comer filé sim, pois somos pessoas que trabalha e cumpre com seus deveres, pagando nosos tributos, somos pessoas honestas já o Sr. Prefeito João Castelo...

Anônimo disse...

propfessora consciente,
Voce talves não tenha sido prejufdicada, deve estar levando um qualquer para elogiar, mas então eu sou tão inconsciente a ponto de não perceber que háq pelo mmkenos um ano eu estou perdendo dinheiro? Me empresta suas papeladas sua foto pra ver se eu mudoi de letra, pois todos os docmentos que me solicitaram, nma SEMED eu entreguei e até agora NADA...Professora consciente, consciente de quê?
Meus pêsames.

Prof Carlos disse...

Sou professor há vinte anos e essa situação dos anexos existe desde o tempo de Conceição Andrade. O prefeito encontrou os anexos e a cidade numa situação lastimável!A secretária está no cargo há apenas 60 dias, já concedeu várias progressões e está prometendo regularizar todas as progressões ainda esse ano, depois informatizar e automatizar as progressões. A greve foi decretada ilegal, o prefeito está cumprindo todas as exigências legais. Eu já voltei para sala de aula porque nao quero ter prejuizo com descontos de faltas de uma greve Ilegal.

Maria Silva disse...

Quem é que concede aumento de 27,5%? O sindicato nem fica com vergonha de um pedido desse? Será que não percebem que a população está cansada desse barulho e dessa confusão. Os Sindicalistas são os delegados do PT que receberam 20 ou 40 mil de Roseana? Estão acostumados com moleza, dinheiro fácil de propina e muito barulho. Trabalho que é bom NADA!!!

Ana disse...

A SEMED "vive" de planejamento estratégico desde a época de Moacir, são inúmeros relatórios que as superintendências e coordenações recebem e não tomam as providências porque os principais envolvidos são os que mais votos conseguem arregimentar nas campanhas eleitorais. Problemas com gestores, professores faltosos, escolas e anexos em situação precária e falta de material? Não é de hoje e pra eles isso não é problema, quando olham os nomes e a comunidade, dependendo dos interesses políticos, fazem vista grossa. E que progressão foi essa que o pessoal ao invés de "avançar" fez foi "regredir"? Será que o prefeito e sua equipe aprenderam o alfabeto de traz pra frente? O discurso deles é muito bonito e quem quer pegar a galinha não diz xô, portanto a secretária já sabe que falando manso, enaltecendo a importância da educação para a transformação e blá blá blá vai convencer que somos muito necessários e ainda nos fazer sentir culpa por reivindicarmos nossos direitos. Não se iludam e poupem as falas durante as visitas, depois vocês só serão lembrados como os "professores problemáticos" desta ou daquela escola e ainda ficam "marcados" com os gestores que vão persegui-los até tirar da escola "deles".E a sujeirada? Empurram para debaixo do tapete.Por isso, vamos à greve sim senhores!

Anônimo disse...

Acorda povo de São Luís, vamos aprender a votar e renovar esses "lobos" velhos que foram criados na ditadura militar, é o caso do prefeito do João Castelo, que na época da luta dos estudantes pela meia passagem mandou baixar "porrada" nos estudantes. Renovar para melhorar e nós temos o poder nas mãos... vem ai mais uma eleição vamos escolher com sabedoria para tirar o maranhão do atraso e daqui a dois anos teremos eleição para prefeito, errar uma vez é humano, permanecer no erro é burrice... Acordar São Luís...

Anônimo disse...

Fora João Castelo e seu bando... A luta continua

Anônimo disse...

e eu apóio essa causa

Anônimo disse...

PROFESSORES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS

Anônimo disse...

Que justiça é essa que fica do lado dos opressores. É... a justiça é cega e injusta e enquanto isso a nossa capital está agonizando, causado pelo abandono do seu administrador(Prefeito João Castelo) e sua quadrilha (secretários e vereadores).

Ana Maria disse...

Os professores de São Luis são os que recebem o melhor salário dentre todas as capitais do País e querem aumento de 27,5%. Não sabem que é o POVO que paga os salários de vocês e que essa greve é que é UM GRANDE DESRESPEITO com a População? Que ESQUERDA é essa que se aproveita dos pobres que náo possuem o mesmo poder de articulação e pressão? Por que nao reividicam NADA para os alunos?

Anônimo disse...

O que queremos e estamos lutando é por melhores condições de atender as crianças pobres que assistem aulas em salas lotadas sem ventilação, merenda adequada etc...Você deveria se juntar nessa luta com os professores cobrando do prefeito o leite, o fardamento e outras promessas que ele fez em sua campanha ou será que voçê não ouviu as propostas de João Castelo?

Ana Maria disse...

Como melhorar as condições das escolas se so de salário de professores mais de 95% do recurso do FUNFEB vai para o bolso dos professores que so sabem reclamar e querer mais!!!
Não parece intransigência demasiada? QUEM FINANCIA ESSA GREVE? QUAIS os reais objetivos dela? O alunos? Com certeza NAO!!!

Anônimo disse...

A greve tem sentido de pleito com todo direito. Acho que esse prefeitinho que aí está tinha mais que se tocar e tratar de pagar melhor os professores, pois fica aí mentindo para todo mundo dizendo que deu progessão a todos. Velhaco, embusteiro só se deu em outra encarnação por que nesta esta só maltrando a classe.
O povo de São Luís precisava lembra que a Gardenia sua mulhaer foi um desastre e que sua filha Gardeninho está arruinando seu governo, para variar coisa de família, pois é ela quem manda e fala pelo mesmo. Cadê o velho será que está gaga? Vamos tirar Castelo do comando do município!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É claro que não tem dinheiro para pagar professores, cooperativados, fornecedores e etc. A grana está reservada pra campanha de Gardeninho que quer tentar a reeleição, mas se tem coisa que nós profesores não vamos fazer é ficar calados e deixar que eles nos tomem o nosso dinheiro pra eleger corruptos. Vão tirar de outros...

Anônimo disse...

sacanagem porque os alunos e que tao pagando o pato,quero ver recuperar o tenpo perdido ai vao querer passar todos os alunos que nen o ano passado no colegio j. sobrinho passou alunos que tinha mais de 40 faltas os alunos que estudaram perderam tenpo entao.. ea indignaçao de um aluno querendo voltar as aulas

Anônimo disse...

EM REUNIÃO REALIZADA EM 23/06 COM OS COORDENADORES DO MUNICIPIO,NA SUA EMPRESA LABORO, A SECRETÁRIA VOLTOU A AFIMAR QUE SERÁ DECONTADO 9 FALTAS ESTE MÊS E 30 NO PROXIMO MÊS E COMESSE DINHEIRO (ECONOMIZADO)SER´PA CONTRATADO PROFESSORES. ORA, SERÁ QUE ESSA MOÇA É TÃO INCONSEQUENTE ASSIM? DESTRAMBELHADA? SABE-SE QUE ADRA NELMA SARNEY AGIU ERRADAMENTE AO JULGAR A GREVE INLEGAL SEM SEQUER OUVIR O LADO DO PROFESSOR. MAS É ASSIM QUE A JUSTIÇA DO MARANHÃO FUNCIONA, A TONIAL DIZ SEMPRE QUE ESTAMOS IRREGULAR PORQUER A GREVE FOI DADA ILEGAL, MAS AS NOSSAS REIVIDICAÇÕES SÃO PERFEITAMENTE LEGAIS.
ESSA TONIAL AFIRMOU CATEGORICAMENTE QUE PAGANDO 8% IRÁ ATRASAR O PAGAMENTO DOS CONTRATADOS. SEGUNDO INFORMAÇÕES. ESSA DESVAIRADA NÃO ESTÁ FAZENDO NADA, NÃO ESTÁ ASSINANDO NADA, A POLÍTICA DELA É DE TRAVAR E DESMANTELAR A SECRETARIA. VOCES ACRDITAM QUE A SEMED RETROCEDEU. NÃO HÁ COMPUTADOR, OS QUE PIFAM FICAM POR ISSO MESMO. O SERVIÇO ESTÁ DESENFORMATIZADO. TUDO TRAVADO E A DOIDA, VIAJANDO PRA BRASILIA, RODANDO NAS ESCOLAS ATERRORIZANDO DIRETORES, PROFESSORES, PAI DE FAMÍLIA, SEM O MENOR ESCRUPULO.ASSINEI PARA ESSA DESEQUILIBRADA SAÍR. MAS ACHO DIFÍCIL POIS A NOSSA PREFEITURA ESTÁ NAS MÃOS DE DESQUILIBRADOS. A SECRETÁRIA DIZ E REPETE SEMPRE QUE ATÉ OUTUBRO IRÁ IMP´LANTAR AS PROGRESSÕES. COMO IMPLANTAR SE EM 2008 JÁ FOI IMPLANTADA, TANTO QUE VÁRIAS COLEGAS RECEBERAM. IMPLANTAR O IMPLANTADO? ESSA TONIAL SÓ FALA NOS 27 % MAS NÃO FALA NOS NOSSOS DIREITOS JÁ GARANTIDOS POR LEI. POR ISSO PERGUNTO CADÂ O CADÊ O MINISTÉRIO PÚIBLICO? A nOSSA CIDADE ESTÁ UM CAOS EM TODOS OS SETORES. CONST.FEDERAL ART 35 INCISO III. SÓ NÃO FAZ PORQUE NÃO QUER.PARA A CLASSE DOMINANTE O DIREITO PARA O TRABALHADOR O DEVER. QUE DIREITO É ESSE? QUE LEI É ESSA?

Valdecy Alves disse...

Leia artigo sobre os 20 anos de movimento sindical no serviço público municipal do Estado do Ceará e suas conseqüências no campo político, econômico, social e sindical. Presente, passado e futuro. Leia, comente e divulgue. Acessar em: www.valdecyalves.blogspot.com

Anônimo disse...

isso ja está virando uma palhaçada, pois os professores da rede municipal estão revendicando seus direitos porém os filhos deles não estudam em escola pública e sim em particular, por isso está essa grave por tempo indeterminado. Até quando seremos prejudicados? e ninguém tomará providência?

Anônimo disse...

Eis a pergunta quem coloca o político lá naquela cadeira na câmara municipal e melhor na prefeitura de são luís? somos nós. por isso que devemos prestar bastante atenção em quem votar pois todos os filhos deles estão gozando de férias em outro país pois as escolas deles são particulares e não são públicas claro né!pense sobre isso!palhaçada essa greve!!!!!!!

Anônimo disse...

POR QUE TANTA MAUDADE COM NOSSAS CRIANÇAS, POIS OS PROFESSORES JÁ ENSINAM EXCELENTEMENTE BEM E PASSA TODO ESSE TEMPO SEM TER AULA QUE PELO O MENOS ESSE TEMPO QUE TEM AS AULAS PELO MENOS ELES ESTÃO ANTENADOS. AGORA IMAGINA SEM TER AULA COMO É QUE ESTA A CABEÇA DESSAS CRIANÇAS.'DESOCULPADAS!!!'

Anônimo disse...

Quero pedir que atentem para uma matéria divulgada pela tv ontem que trata sobre "a aprovação de alunos que não tiveram aula de algumas disciplinas por falta de professor no ano passado", isto acontece todos os anos e a promotoria de educação recebe denúncias só que infelizmente a SEMED tem um esquema de encobrir e fica tudo no esquecimento.PAIS, COMUNIDADE DENUNCIEM !!!!!!!!

Postar um comentário

Comente aqui!!!