26 de jul. de 2010

Sistema estadual de segurança vive de aparência irresponsável


Há crise no sistema estadual de segurança pública. Evidente, não apenas no sistema penitenciário, mas no conjunto que capenga na capital e no interior do Estado. Diante desse quadro, a violência campeia.
     Ao assumir o governo do Estado do Maranhão, a filha do senador José Sarney (PMDB-AP), compenetrada no seu papel de fada, prometeu: "Na segurança pública, vou reequipar a polícia, reestudar os salários da Polícia Militar, capacitar os policiais civis e militares, instalar uma rede de postos policiais em povoados e bairros, construir novos presídios, trabalhar incessamente pela redução da criminalidade para devolver ao cidadão a paz e a tranquilidade”. Palavras vãs com tantas outras.
     Na realidade, a segurança é mais que um calcanhar de Aquiles da atual administração. Primeiro a ser anunciado na equipe tampão de Roseana Sarney, o deputado estadual Raimundo Cutrim (DEM), ficou no verbo, antes ferino. Os números se multiplicaram no campo da violência indiscriminada. Por sua vez, Cutrim transformou a secretaria em comitê eleitoral, muito antes do período propriamente dito.
     Aos olhos do país, o Maranhão mostra mais uma deficiência no rol de inúmeras. Na cadeia em Bacabal, presos chafurdam como outrora nas masmorras mais degradantes, algo quase não imaginável no Estado onde as pessoas se dizem tão satisfeitas com tudo (segundo a Escutec).
     Dirigido hoje pelo delegado Aluísio Guimarães - envolvido com o vazamento de informações no inquérito que investiga Fernando Sarney, irmão da governadora, por série de crimes - , a segurança pública no Estado está carcomida em todos os aspectos.
     Em alguns lugares, o sistema tem a cara do governo: é pura fachada. Em Riachão, a delegacia de polícia (foto) tem pintura quase fresca para disfarçar uma aberração. As paredes de "adobro" (tijolo de barro cozido ao sol) facilitam fugas. Sem muro ou cerca, pular é brincadeira de preso, animais e tudo que se move. Para sustentar a varinha da fada filha do presidente do Senado, as fugas da delegacia jamais ganharão manchetes nos jornais do sistema, como acontecia há dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!