3 de ago. de 2010

Candidato a deputado federal pelo PSL comete crime eleitoral em Bacabeira

     O candidato a deputado federal, Carlos Welligton (PSL), o Welligton do Curso, mal começou a sua campanha e já cometeu crime eleitoral. O candidato patrocinou a Vaquejada de Bacabeira, que ocorreu nos dias, 29, 30 e 31 de julho desse ano, inclusive os banners, cartazes e outdoor levavam o nome de sua empresa: “Curso Welligton”.
     De acordo com a legislação eleitoral é estritamente proibida qualquer doação em dinheiro, bem como troféus, prêmios, ajudas de qualquer espécie feita por candidato.
     Durante a realização do evento, os organizadores acabaram confirmando o patrocínio do candidato: “Gostaríamos de agradecer ao Welligton do Curso por nos ajudar a realizar esteve grande evento...”
     A legislação é clara ao impor que candidatos não podem ser patrocinadores em nenhum evento, confira o que diz o código eleitoral em seu artigo 334: “É PROIBIDO. E Constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e cassação do registro se o responsável for candidato, utilizar organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores”.
Polêmica
     No dia 20 de julho, gerou polêmica no TRE o julgamento do registro de candidatura do candidato Wellington do Curso (PSL). Alguns juízes entenderam que ele vem usando a propaganda do curso do qual é proprietário para fazer campanha antecipada. Três juízes votaram nesse sentido e pediram que ele fosse registrado apenas como Wellington. Advogados presentes à sessão lembraram do caso do prefeito Luiz da Amovelar (Coroatá). O sobrenome é referência a uma loja de propriedade do político.
     O juiz Sérgio Muniz chegou a lembrar o exemplo de Pinto Itamaraty (PSDB). “Mas o Pinto é Itamaraty desde a época em que ele ainda era ovo”, brincou. Resultado: a votação acabou empatada em 3 a 3. Coube ao presidente do TRE, Raimundo Cutrim, liberar o nome Wellington do Curso. Os membros da Corte, no entanto, lembraram que caberá ao Ministério Público propor alguma ação por abuso contra o candidato a deputado federal pelo PSL.
     Com isso, Welligton fez propaganda irregular durante o evento em Bacabeira, já que divulgou seu nome e ainda foi patrocinador de uma vaquejada realizada no último final de semana no município. Não bastasse, ainda subiu no palco para garantir a simpatia dos presentes.
     A equipe do Diário Bacabeirense irá encaminhar ao Ministério Público Eleitoral as fotos junto com a matéria para devidas providências.
Do Diário do Povo de Bacabeira

3 comentários:

Lúcia M. disse...

O Wellington antes de ser canditado, é empresário, e há mtos anos é patrocinador de eventos....tendo inclusive patrocianado a maioria das vaquejadas ocorrida nos últimos anos no MA. É amigo de mtos cantores de bandas de forró...q costumam citar seu nome, conforme podemos observar em mtas gravações ao vivo. Sendo assim, acho q ele não poderia do dia para noite apagar todo o passado.
Se realmente foi crime eleitoral ter patrocinado tal vaquejada...Lembro-vos dos inúmeros casos de crimes eleitorais q vem acontecendo no MA e que nenhum blog publica....cadidatos que estão sendo benefiados, por prefeitos, por caciques regionais....comprando votos...etc.
Wellington é um homem sério, cuja história de vida merece respeito.
Abraço a todos.

Anônimo disse...

Oi boa tarde.
Gostei do seu comentário Lúcia, O wellington é uma pessoa muito séria e merece realmente todo respeito.

Anônimo disse...

concordo com vc ele é tudo isso e muito mais realmente merece o respeito de todos ninguém vai derrubar ele.

Postar um comentário

Comente aqui!!!