25 de set. de 2010

Candidatura de Jackson Lago não sofrerá influência direta da decisão do STF

     O candidato ao governo do Maranhão pela coligação "O Povo é Maior" (PSDB-PDT-PTC), Jackson Lago (PDT), está excluído da relação de candidaturas que sofre influência direta pela decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa.
     Jackson Lago (PDT) teve seu registro de candidatura confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Por seis votos e nenhum contrário, a Corte Eleitoral do estado optou pelo deferimento da candidatura de Lago em sessão plenária de 4 de agosto, negando pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral. O mesmo ministério recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral que ainda não apreciou o processo.
     Havendo o julgamento do TSE, na hipótese de Jackson Lago ter seu registro negado, a coligação poderá recorrer ao Supremo Tribunal Eleitoral.
     Por outro lado, na lista de candidaturas diretamente influenciadas pela aplicabilidade da Ficha Limpa estão os candidatos ao Senado Marcelo Miranda (PMDB-TO), e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Os dois são ex-governadores foram cassados pelo TSE: Cássio em outubro de 2008; e Miranda em setembro de 2009. O primeiro por abuso de poder político, o primeiro; e abuso de poder político e econômico, o candidato ao Senado pelo Tocantins.
     No caso do STF decidir pela aplicação da Lei Complementar 135/2010 comente a partir das próximas eleições, a candidatura de Jackson Lago não sofrerá nenhum abalo, já que o processo no TSE será extinto por perda do objeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!