24 de out. de 2010

Centro do Guilherme foi o município que mais cresceu no país em número de habitantes

    O município Centro do Guilherme teve um crescimento extraordinário da sua população segundo revelam dados preliminares do Censo 2010 do IBGE. A população da cidade do Maranhão aumentou sua população em 91% em relação à estimativa realizada em 2009. O município praticamente dobrou o número de habitantes. Em pelo menos três cidades maranhenses o crescimento do número de habitantes foi acima de 30%, além de Centro do Guilherme: Cajari, Satubinha e Poção de Pedras.
    Pelos dados do Censo a população de Centro do Guilherme atualmente é de 14.164 pessoas. A diferença de crescimento da cidade maranhense para a segunda com maior expansão, Cachoeira do Piriá (PA), é de mais de 50%.
    O povoado de Limão está no centro de uma disputa entre Centro do Guilherme e Centro Novo, localizado na região do Gurupi. O prefeito de Centro Novo, Antonio Rodrigues dos Santos (PDT) briga para manter Limão no território. Diz contar com apoio da população e promete brigar na Justiça pelo domínio. Calcula que no povoado tenha 1.500 casas, estimando em 3 mil pessoas a mais ou menos.A prefeita Maria Deusdete Lima, Detinha (PR), desconhece onde fica Limão.
    Cajari com 18.336 habitantes ocupa a terceira colocação, com elevação de 39% em relação à estimativa de 2009. Satubinha com 11.927 habitantes, menor número entre as quatro incrementou em 37% sua população. Poção de Pedra aumentou 31% o número de pessoas, atingindo 20. 403 habitantes.
    Das 220 cidades que tiveram perdas superiores a 10%%, maior parte localizada no Nordeste, nenhuma está no Maranhão. A coleta de dados destes municípios se encerrou na última quinta-feira. O IBGE somente vai se pronunciar sobre o crescimento depois dos trabalhos encerrados em 30 de outubro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parauapebas,noPará,creceu 115%.

Postar um comentário

Comente aqui!!!