1 de out. de 2010

Roseana lidera, mas vitória no 1º turno não está garantida

De Evandro Éboli, do O Globo
     A governadora Roseana Sarney (PMDB) continua liderando a corrida na sucessão estadual no Maranhão, mas os números do Ibope não asseguram sua vitória no primeiro turno.
Na terceira pesquisa no estado, encomendada pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo, Roseana aparece com 47%, subiu um ponto em comparação ao levantamento anterior.
     A principal novidade desta pesquisa foi a alteração no segundo lugar. Pela primeira vez, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), com 23%, ultrapassou o ex-governador Jackson Lago, que perdeu sete pontos desde a primeira aferição e caiu de 25% para, agora, 18%.
     Roseana detém hoje 53% dos votos válidos, contra 47% somados todos os outros candidatos. Como a margem de erro é de 3%, não se pode garantir que a governadora venceria no primeiro turno no próximo domingo. No limite, cada lado teria 50%.
     No Maranhão, 6% dos eleitores estão ainda indecisos e 4% declararam votar em branco ou vão anular o voto.
     Numa simulação de segundo turno, a governadora venceria os dois principais opositores. Contra Flávio Dino, Roseana teria 51% e o candidato comunista ficaria com 35%. Contra Jackson Lago, a vantagem da peemedebista seria maior: 55% contra 31% do pedetista.
Senado
      Na corrida para o Senado, os dois candidatos do PMDB estão na frente: Edson Lobão está com 48% da preferência e João Alberto com 38%.Em terceiro, aparece o ex-governador José Reinaldo (PSB), com 16%, seguido de Roberto Rocha (PSDB), com 15%, e de Edson Vigidal (PSDB), com 13%.
     A pesquisa ouviu 1204 pessoas nos dias de 28 a 29 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33129/2010. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!