21 de nov. de 2010

Roseana Sarney diz que enfrentou preconceito em 1994

    Reportagem na edição deste domingo na Folha de S. Paulo enfoca as pioneiras no poder e o preconceito contra mulheres. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e mais quatro mulheres foram ouvidas pelos repórteres da Folha.
    Eunice Michiles (primeira senadora do país), Iolanda Fleming (primeira governadora), Luiza Erundina (primeira prefeita de São Paulo), Maria Luiza Fontenele (primeira prefeita de uma capital brasileira, Fortaleza- CE) e Roseana relataram situações de preconceito.
    A filha do senador José Sarney (PMDB-AP) conta que quando foi eleita governadora para o primeiro mandato, pelo PFL (atual DEM), em 1994, ao chegar nas primeiras reuniões de governadores de Estado, a pergunta era sempre: "Como vai a família, o marido, os filhos?".
    Para quem conheceu os governadores eleitos naquela época - Mário Covas (SP), Miguel Arraes (PE), Cristovam Buarque (DF) - o relato pode até parecer verossímil. Mas, a pergunta mais fluente com certeza foi: "Como vai o senador seu pai?".  Ainda de acordo com a primeira governadora eleita no país, "com o tempo, passaram a me respeitar muito mais".

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!