16 de nov. de 2010

Semana da Consciência Negra tem início nesta terça no IFMA do Maracanã

Será aberta nesta terça-feira,16, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Maracanã, a atividades da Semana da Consciência Negra. A programação que se estende até o dia 19 de novembro foi elaborada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI), como forma de implementação efetiva das leis 10.639/2003 e 11.545/2008, que tratam da inclusão da história e literatura africana, afrobrasileira e indígena, em escolas públicas e privadas.
    No primeiro dia, logo após a abertura oficial, haverá degustação de culinária de origem africana. Ao mesmo tempo, ocorrerá uma mostra de “Moda Afro” e a exposição “Manequim Vivo”, sob a coordenação da professora Antônia Macedo. Às 10h, será lançada a revista em quadrinhos Zumbi e Daniel, produzida pelos alunos Roseane Caldas, Lucas Viana e Mayanne Azevedo.
    Entre as temáticas que serão abordadas no evento, estão o Bullyng Étnico-Racial; Cyberbullying: o uso da internet como instrumento de disseminação do racismo; Nova Cartografia Social da Amazônia - Territorialidade e Identidade; A Representação da Pessoa Negra no Livro Didático de História Utilizado na 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental. A professora Socorro Botelho, integrante do NEABI, fará uma exposição nas leis 10.639/2003 e 11.545/2008.
    Uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogas, assistente social e estudantes do Campus Maracanã, realizará atividades de extensão na escola municipal Haydêe Chaves, que fica no entorno da instituição. No decorrer da Semana da Consciência Negra, haverá várias manifestações culturais, ao espetáculo do Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber, na sexta-feira (19).
Dia 20 de novembro
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares foi morto, no ano de 1695. Zumbi foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão, na época do Brasil Colonial, e liderou o famoso Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. A Semana da Consciência Negra tem o objetivo de valorizar a cultura e levantar reflexão sobre as injustiças praticadas contra os negros.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!