29 de dez. de 2010

Confira o roteiro da posse de Dilma como presidente

    A cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, marcada para este sábado (1/1), terá sua largada dada a partir das 14h30 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Dilma e Temer embarcam em carros abertos na altura da Catedral de Brasília e seguem, escoltados por batedores e a cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, até a rampa do Congresso Nacional.
   Conheça aqui mais sobre o Rolls-Royce presidencial, no qual desfilará a presidente eleita Dilma Rousseff pela Esplanada dos Ministérios.
    No Congresso, Dilma e Temer serão recebidos pelo senador José Sarney, presidente do Senado, e seguirão para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidente eleita e o vice prestarão compromisso constitucional perante os parlamentares e o Termo de Posse será lido pelo primeiro-secretário do Congresso Nacional. Dilma e Temer assinam o Termo de Posse, bem como os parlamentares integrantes da mesa. Os dois são declarados empossados e, em seguida será executado o Hino Nacional.
    O roteiro prossegue com o discurso da presidente Dilma Rousseff, após o qual a cerimônia na Câmara é encerrada. Do plenário, Dilma e Temer seguem para a rampa principal na área externa, onde será novamente executado o Hino Nacional, desta vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros. Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.
    Ao chegar à sede do Poder Executivo brasileiro, Dilma Rousseff e Michel Temer sobem a rampa do Palácio, são recebidos pelo presidente Lula na área interna e seguem ao Parlatório para a cerimônia de passagem da faixa presidencial. Lula passa a faixa a Dilma Rousseff e todos voltam ao interior do Palácio para os cumprimentos das delegações estrangeiras, que ocorrerá no Salão Leste do Palácio do Planalto. Após essa cerimônia, Dilma acompanha o presidente Lula até o alto da rampa e de lá se despede do já ex-presidente. Dilma retorna então ao Parlatório, onde fará seu pronunciamento. Em seguida, retorna ao interior do Palácio e, no Salão Nobre, dá posse ao seu ministério. A foto oficial da presidenta com o seu ministério será feita no Salão Oeste.
Observação: Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório serão canceladas. Tudo ocorrerá no interior do Palácio do Planalto.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!