4 de mar. de 2011

Carnaval de São Luís(MA) 2011 - O toque das minas do bloco Netos de Nanã

    No terreiro de Umbanda, Nanã Burukê é esposa de Oxalá, mito ligado à criação do mundo. No carnaval do Maranhão, os Netos de Nanã é um bloco afro que agrega os moradores do maior quilombo urbano da América Latina: o bairro da Liberdade. Foi o único bairro de São Luís do Maranhão a receber as visitas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual presidenta Dilma Rousseff.
    O Netos de Nanã desfila no carnaval deste ano com 250 componentes. Todos moradores do bairro da Liberdade que antes migravam do seu local de origem para engrossar o cordão do Akomabu, primeiro bloco afro maranhense.
    No carnaval de São Luís uma dúzia de blocos exalta as raízes africanas fincadas no Maranhão, estado com segundo maior contingente de negros do país.
    O bloco faz parte do Grêmio Recreativo Cultural “Libertos na Noite”, Ponto de Cultura do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. A cultura é redundante no local.
    Antes de receber o nome de batismo inspirado nos terreiro de minas do Maranhão o bloco se chamou As Corcoretes, do rol dos alternativos na folia da ilha. Com esse nome participou do carnaval de rua de São Luís entre 1999 e 2002, quando foi rebatizado e ganhou outro direcionamento além da festa de Momo.
    Presidido pelo filho de santo Álvaro José, originário do Terreiro das Portas Verdes do bairro do Anil, o blocoelegeu como tema com o tema em 2011, “Nanaburukê, a matriarca dos orixás”, homenagem à entidade e mãe de santo do terreiro do bairro.
    Com sede na rua Gregório de Matos, 199, na Liberdade, o bloco movimenta o bairro o ano inteiro. Tem ligação direta com a casa de cultura de tradição africana – Casa de Mina Nanã Burukê. No restante do ano lá são desenvolvidos projetos de cidadania a jovens e adultos do bairro, com raríssimas excessões, quase toso descendente de quilombolas que migraram para a capital.
    No ponto funciona um coral de percussão afro, uma escola de capoeira e também são oferecidas aulas de informática. Dois coletivos do Projovem com participação de adolescentes da Liberdade também funciona no local. Em três turnos, 180 jovens circulam diariamente pelo local.
    “Nosso foco é valorizar o que temos de bom na comunidade. Cansamos de ser destaque nas páginas policiais da mídia local”, explica Álvaro Júnior.
    Uma oficina de reciclagem de materiais tendo os orixás como inspiração resulta em alegorias para o carnaval. O carnavalesco Arturzinho Gerdane, talento do bairro descoberto pelos Netos de Nanã, assina o desenho de todas as fantasias. Este ano o bloco leva 12 orixás para o circuito de carnaval e passarela do samba. As estampas das fantasias em tom azul são desenhos de Arturzinho Gerdane. Mas o tom amarelo, em referência Oxum, senhora das águas doces e orixá que rege o ano de 2011, se destaca nas fantasias.

Assista aqui apresentação do Netos de Nanã:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!