13 de abr. de 2011

Aliados do esquema Sarney na fundação passam a perna nos Pontos de Leitura no Maranhão

    Empresa que tem titular envolvida em investigado desvio de verba da Fundação José Sarney tem projeto selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão (Secma) nos Pontos de Leitura, do Programa Mais Cultura. O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura. A relação dos projetos selecionados foi divulgada no Diário Oficial do Estado do dia 28 de março de 2011.
    O projeto “Cantinho de Leitura ‘Saci-Pererê’" está sob responsabilidade de Alci Maria Lima, prima da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima.
    Quando emergiu a denúncia do desvio do patrocínio da Petrobras à Fundação que leva o nome do ex-presidente da República e atual presidente do Senado, Alci Maria Lima ganhou notoriedade nacional como titular da empresa “Ação Livros e Eventos”, em sociedade com a mulher de Antônio Carlos Lima, ex-secretário de Comunicação da governadora Roseana Sarney (PMDB) e atual assessor do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.
    A “Ação Livros e Eventos” recheia a lista de empresas que emitiram notas para justificar o uso do dinheiro público suspeito de ter sido desviado da Fundação José Sarney. Trinta notas fiscais emitidas pela Ação, que somaram R$ 70 mil, tinham numeração sequencial – daí concluir que a firma era prestadora de serviço exclusiva da Fundação José Sarney.
    Na época em que os fatos foram apresentados em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Alci Maria Lima nem soube dizer que tipo de serviço a empresa prestou à fundação: "Eu assinei o recibo, mas não sei o que foi que a empresa fez, não.", revelou Alci.
    Correligionária da família Sarney, a administradora Tereza Martins também foi beneficiada na escolha do Pontos de Leitura no Maranhão, financiado pelo MINC. Funcionária da CEMAR, Tereza Martins responde pela presidência da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão - SAB/MA, entidade simbiótica com a Biblioteca Pública Benedito Leite, fechada para reforma há mais de dois anos. Familiarizada mais com livro-caixa, a auxiliar do colunista Pergentino Holanda, nas muitas horas vagas, estreia como beneficiária do ministério de Ana Hollanda, sem nenhum parentesco com o colunista.
Projetos aprovados em Pontos de Leitura
Ponto de Leitura ABC do Zé - José Fernandes de Souza
Projeto Ler pra Valer – leitores em rede - União dos Moradores da Vila dos Frades
Baú da Imaginação: um convite a Leitura - Lígia de Jesus Carvalho
Ponto de Leitura Espaço do Saber - Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão – SAB/MA
Criança Leitora Liberdade - ONG Saci-Pererê
O Prazer da Leitura é um direito de todos - Auriléia Alves Matos
Nasce uma criança Leitora - Joseane Maia Santos Silva
Cantinho de Leitura “Saci-Pererê” - Alci Maria Lima
Projeto de Leitura “Eu canto, tu contas” - Heridan de Jesus G.P. Ferreira
Brincando com a Arca - Tatiane da Silva Cruz
Projeto Leitura “Didi Barroso e Tia Juca” - Instituto Simplício Oliveira (ISO)
Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus - Maria Lilia Silva Diniz

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!