6 de mai. de 2011

História da imprensa do NE: Vanguarda completa 79 anos de existência



    O jornal Vanguarda, de Caruaru (PE), comemorou no domingo, 1º de maio, 79 anos de existência. Desde a década de 60 o jornal é considerado de utilidade pública  O semanário é o mais tradicional da cidade e da região.
    Todos os repórteres do jornal são formados (apenas um está cursando jornalismo) e pós-graduados.
    As edições saem aos sábados. Em formato europeu (berlinese), semelhante ao Le Monde (FR) e La Repubblica (IT), Vanguarda é acessível através da internet.
    A histórica do jornal começou quando José Carlos Florêncio, com apenas 20 anos, decidiu fundar um jornal independente. O nome foi instpirado num periódico carioca e o acerco material e anúncios foram adquiridos de "O Pororoca" um jornal irreverente e humorístico de propriedade de José Férrer. As primeiras assinaturas custaram 800 reis por mês,e anúncias, as 5 mil reis mensais.
    Em 1º de maio de 1932 circulou o primeiro número em 12 municípios do Agreste Pernambucano, entre eles Caruaru, Agrestino, Bezerras, Bonito, Garanhuns, Arcoverde e Recife. Tinha quatro páginas e uma tiragem de mil exemplares.
    Foi o coronel Leocádio Porto quem vendeu as oficinas onde era impresso o Vanguarda. José Carlos então procurou outro coronel, João Guilherme, que lhe alugou as oficinas do "Jornal de Caruaru", que não circula mais. Mais tarde José Carlos Florêncio adquiriu as máquinas do coronel Guilherme.
    Em 1940 Gilvan José da Silva chegou ao Vanguarda. Entrou como varredor, depois passou pela impresão, tipografia e se tornou proprietário após a morte de José Carlos.
    A primeira máquina linotipo de Caruaru foi comprada por Gilvan nessa época. A partir de 1977 o jornal passou a ser diário, mas durou apenas 11 meses, voltando a ser semanal. Até 15 de novembro de 1985 Gilvan foi proprietário do jornal de semanário caruaruense quando foi vendido para o grupo Lyra. Atualmente é dirigida por Mércia Teixeira Lyra.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!