17 de out de 2011

Leituras - Chiquinha Gonzaga quando criança para criança


Serviço
“Chiquinha Gonzaga”
Crianças famosas
Callis Editora
Autor: Edinha Diniz
Ilustrações: Angelo Bonito
21 x 21 cm
24 páginas
Preço sugerido: R$ 19,90
     Livro infantojuvenil da Callis Editora revela curiosidades sobre a infância e a trajetória de Chiquinha Gonzaga. Escrita por Edinha Diniz, obra mostra como a precoce paixão pela música tornou a pianista uma das personalidades mais influentes da música popular brasileira
    Ela foi pianista, compositora e se tornou a primeira maestrina brasileira. Dona de uma personalidade forte, Chiquinha Gonzaga quebrou tabus da época. Precoce, aos 11 nos, iniciou sua carreira como compositora, atividade que a projetou nacionalmente. São essas e outras curiosidades que a obra infantojuvenil “Chiquinha Gonzaga”, escrita por Edinha Diniz, vai contar a adultos e crianças.
    Nascida em 1847, na cidade do Rio de Janeiro, Francisca Edwiges Neves Gonzaga despontou em uma época em que as mulheres sofriam forte preconceito da sociedade. Algumas pessoas chegaram a duvidar das músicas de sua autoria. É de Chiquinha uma das canções carnavalescas mais famosas: “Ó Abre Alas”, feita em 1899 para o cordão carnavalesco da Rosa de Ouro. O sucesso é considerado a primeira marcha carnavalesca da história.
    A “Coleção Crianças Famosas” traz de forma lúdica e com uma linguagem simples a infância de artistas como Anita Malfati, Bach, Cartola, Jorge Amado, Castor Alves e Picasso.
Sobre a autora
Edinha Diniz é pós-graduada em ciências humanas pela Universidade Federal da Bahia, onde exerceu atividade de ensino e pesquisa. Desde 1977, reside no Rio de Janeiro. É autora do ensaio biográfico publicado em 1984, Chiquinha Gonzaga; uma história de vida, responsável pela redescoberta da compositora e maestrina carioca, cuja pesquisa desdobrou em múltiplas linguagens, culminando com a minissérie da TV Globo, em 1999. Com o sucesso surpreendente da minissérie entre o público infantil, a Editora Callis convidou a autora a escrever o livro Chiquinha Gonzaga, para a coleção Crianças Famosas, seguido pelo livro Cartola, para a mesma coleção.
Da Retoque Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!