28 de fev. de 2010

Maranhão está entre estados que mais assentaram no governo Lula

      Os estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso, todos da Amazônia Legal, encaixaram 50% dos 574 mil lotes de assentados no governo Lula desde 2003, segundo dados oficiais. Nestes estados se concentram 17% dos acampados do Movimento dos Sem Terra no país.

     Revelam os dados que o número de lavradores acampados inflou desde o primeiro ano do primeiro mandato de Lula. Em 2003 esse número saltou de 60 mil para 150 mil famílias. Nesse primeiro momento de extrema euforia, Lula prometia assentar todos os acampados do país. O número de acampados, porém, continua estagnado em 220 mil famílias.

     O MST acusa o governo Lula de promover política de assistencialismo com a distribuição de cestas básicas nos acampamento. Por outro lado, mantém a estrutura agrária secular e perversa do país.

      No Nordeste estão 56% dos acampados no país e apenas 30% dos assentados até agora pelo governo Lula. A dificuldade na obtenção de terra é a principal dificuldade apontada pela superintendência do INCRA para assentar os acampados na região Nordeste.

      O MST diz que Lula cumpriu a meta de assentamento somente no ano de 2005. A defasagem no ano passado, por exemplo, foi de 25 mil famílias, entre as meta estabelecida e alcançada pelo governo federal. São esses os motivos que levaram o MST a comunicar ao PT que não apoiará nenhum candidato no primeiro turno, repetindo a postura de 2006.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!