23 de fev. de 2010

Vereadores de São Luís preferem ignorar planilha de aumento das passagens


Os vereadores de São Luís abriram mão da prerrogativa de legislador ao não aprovarem requerimento da vereadora Rose Sales (PCdoB). Com base no artigo 46, inciso 10 da Lei Orgânica do Município, a vereadora além de solicitar a revogação do reajuste das passagens urbanas de 22%, requeria esclarecimentos sobre planilhas para o cálculo do aumento, detalhamento do Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, firmado entre o Sindicato das Empresas de Transporte, SET, e o Ministério Público do Trabalho;e, por último, o decreto do aumento assinado pelo prefeito João Castelo (PSDB).
     Argumentando que os dados solicitados pela vereadora serão esclarecidos durante audiência pública marcada para esta quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de São Luís, com a presença do Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, SMTT, os vereadores mudaram o tom indignado dos discursos da segunda-feira, acalorados pela galeria, formada por lideranças estudantis e representantes do movimento dos transportes públicos.
     Nem mesmo o presidente da Mesa Diretora, o vereador Isaías Pereirinha (PSL), tem conhecimento sobre a planilha que balizou o aumento de índice inédito na década. Com exceção da vereadora Rose Sales e Fernando Lima, ambos do PCdoB, não houve por parte dos outros membros da Câmara qualquer intenção oficial de revisão das tarifas.
     Com a extinção da Comissão Tarifária, a Câmara ficou sem rumo na questão dos transportes. Agachado diante do Executivo, o presidente Isaías Pereirinha ao abrir os trabalhos legislativos em 1º de fevereiro ressaltou em discurso seu papel de colaborar incondicional do prefeito. A missão constitucional de fiscalizar está enviesada no pensamento do presidente do legislativo municipal. Trilhando o caminho vincado na administração passada, de Tadeu Palácio, Pereirinha não é o político mais recomendado para defender interesses da população. Prefere exaltar a tarifa social, artifício forjado para conter os protestos crescentes contra a punhada aplicada na população traiçoeiramente no Sábado de Carnaval.

Em tempo: Vale lembrar que durante a campanha “Agora Vai”, o candidato João Castelo prometia adotar em São Luís aos domingos a mesma medida da prefeita de Fortaleza, a petista Luiziane, cuja campanha de reeleição foi comandada pelo marqueteiro Duda Mendonça. A tarifa na capital cearense aos domingos era de R$ 1,00.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!