12 de mar. de 2010

Em defesa do PT e de um Maranhão livre

 
* Sílvio Bembem

     O PT do Maranhão terá papel decisivo nestas eleições. A participação do Partido dos Trabalhadores no pleito de 2010 decidirá se o Maranhão continuará no atraso, ostentado os piores indicadores sociais do País e submetido à tirania de uma família ou se iniciamos o processo de mudanças capaz de construir um Maranhão livre, próspero e justo para todos.

     Os maranhenses não agüentam mais a dor da pobreza, a corrupção deslavada, a concentração ilícita de riqueza e o poder autoritário e excludente de uma oligarquia que humilha, debocha e massacra o povo.

     Há 42 anos o Maranhão é dominado por apenas uma família, sendo o único Estado do Brasil que não houve alternância de poder com a redemocratização. Para manter a escravidão no estado, controlar os espaços públicos e privados; manter o controle da mídia e sufocar as forças democráticas, o Senador Sarney, parentes e aliados se agarram com unhas e dentes nas estruturas do governo federal e em quem se elege Presidente da República.

     A oligarquia Sarney se serviu dos governos militares e da mesma forma se aproveitou dos governos Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso e agora mais do que nunca do Governo do Presidente Lula. Dos políticos que serviram a ditadura, Sarney é o único que continua mandando na República: de Presidente da Arena e do PDS tornou-se cacique no PMDB; com quatro votos do TSE “elegeu” sua filha governadora do Maranhão; Preside o Senado Federal após derrotar o petista Tião Viana; controla com mão de ferro o setor elétrico nacional e manda e desmanda nos cargos federais em Brasília e na quase totalidade dos cargos públicos no Maranhão e no Amapá.

     Nestes 30 anos o PT tem sido um dos poucos partidos que nunca teve relações políticas com o grupo político do Senador Sarney. Agora a oligarquia quer se apossar do PT no Estado, com a falsa desculpa de que é para o bem da candidatura da companheira Dilma.

     O 4º Congresso Nacional do PT aprovou uma resolução justa e equilibrada, pois temos completa concordância de que a eleição da companheira Dilma é a nossa primeira prioridade, para continuar os programas, projetos e políticas públicas iniciadas pelo Presidente Lula que tem reduzido as desigualdades sociais e regionais e colocado o Brasil com potência internacional.
 
     Compreendemos que o PT enquanto partido nacional tem em seu diretório nacional a instância legítima para acompanhar, mediar e orientar de forma democrática e transparente o processo eleitoral nos estados.

     Consideramos legítimo o esforço da direção nacional visando construir palanques únicos nos estados aonde houver esta possibilidade, bem como aplaudimos a decisão do Congresso de ratificar a nossa democracia interna ao garantir a existência de dois ou mais palanques nos estados aonde não for possível um único palanque, como é o caso do Maranhão.

     Assim, o PT, PSB, PCdoB e possivelmente o PRB, PCB, PMN e o PPS, apoiados pelos movimentos sociais constituirão um palanque forte, democrático e limpo para a candidatura da companheira Dilma, vez que o PCdoB já disponibilizou o nome do Deputado Federal Flávio Dino para ser o candidato ao governo. O PT tem bons nomes para ser vice. O PSB tem o ex – governador José Reinaldo como candidato ao Senado e o PT tem o nome de Bira do Pinadré como outro nome para completar a chapa majoritária. Estes e os outros possíveis partidos formarão uma forte chapa para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa com possibilidades reais do PT dobrar a sua bancada de deputados estaduais e deputados federais.

     O palanque do PT, PSB, PCdoB e outros aliados se harmoniza com as diretrizes dos nossos programa de governo aprovado no 4º Congresso, sendo o espaço natural e único dos movimentos sociais na luta permanente na defesa dos direitos humanos, da reforma agrária, da igualdade racial e do desenvolvimento sustentável, que potencializará a campanha de nossa candidata no Estado.

     O palanque PMDB, PV e o DEM será o suicídio político, eleitoral e ético do PT e dos demais partidos do campo progressista e popular. Neste palanque o PT não elegerá senador, nenhum deputado federal e terá enormes dificuldades de manter a bancada estadual, uma vez que fundadores do partido e militantes históricos não serão candidatos. A oligarquia Sarney deseja unicamente se apossar do PT para se apropriar da popularidade do Presidente Lula e tentar se manter no poder por mais 40 anos, pois de qualquer maneira haverá dois palanques no Maranhão, pois o PSB, PCdoB e PDT não se juntarão no palanque controlado pela família Sarney.

     O Senador Sarney usa mais uma vez o nome da Ministra Dilma para atender os seus interesses, pois se realmente tivesse empenho na eleição da nossa candidata impediria que o PMDB de Pernambuco, do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul estejam no palanque do PSDB.

     Que o PMDB faça o seu palanque e deixe os partidos do campo democrático e popular fazerem o seu. O PT não pode ser apossado pela oligarquia. Não é justo a oligarquia querer se apossar da nossa honra e da nossa história. Construiremos um palanque forte e, sobretudo limpo, ético e progressista para nossa candidata. Vamos vencer as eleições para governador, senador e elegeremos uma grande bancada na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, verdadeiro medo da oligarquia.

     Desta forma ratificamos a apresentação do nome do Deputado Federal Flávio Dino para candidato ao governo do Maranhão nas eleições de 2010, apresentado na reunião do Diretório Estadual do dia 27 de fevereiro e a conseqüente formação de uma frente popular, democrática e progressista com o PT, PSB, PCdB e possivelmente o PCB, PMN e o PPS

     Assim, apelamos aos nossos delegados e delegadas, aos dirigentes nacionais do PT e à cidadania brasileira que nos compreendam e não permitam a morte do PT do Maranhão e a ditadura de uma oligarquia que deseja no governo democrático e popular do Presidente Lula se eternizar no poder.

São Luís (Ma) 04 de março de 2010.


Adrovando Brandão de Brito
Arlindo de Sousa Cavalcante da Silva
Augusto Lobato
Dep. Domingos Dutra
Ester Sá Barreto
Franklin Douglas
Genilson Alves d
Ivo Fonseca
Janete Amorim
José Pereira
Manoel Conceição-Presidente de Honra do PT/MA
Márcio Jardim
Maria Adelina de Sousa Chagas
Maria Nice Machado Aires
Paulo Sérgio Oliveira
Pedro Tavares
Raimundo de França Dutra
Raimundo Nonato R. da Silva
Raimundo Nonato Silva Júnior “Chocolate”
Silvia Cristina Pessoa
Sílvio Bembem
Terezinha Fernandes
Bira do Pindaré
Dep. Valdinar Barros


* Silvio Bembem é membro da Executiva Estadual do PT e ex-secretário de Estado da Igualdade Racial

2 comentários:

Anônimo disse...

PARA REFLEXÃO

LIVRE DE QUEM???

A realidade é que a aliança do PT/PMDB tiraria base eleitoral de certos petistas e dificultaria o discurso tradicionalista de muito politico acostumado a iludir presidentes de sindicatos e associações lá nos confins do Estado.

o Maranhão precisa ter pressa. Aguardar a evolução dos tempos, até que um certo grupo político ascenda ao poder para operar mudanças messiânicas, é um discurso já muito desgastado, basta se ver as sucessivas reedições de tais frentes de libertação.

Quando a banda do PT pró Roseana abrir as portas do Governo Roseana e priorizar o atendimento das demandas de cada entidade civil, cada sindicato interiorano, cada associação, então cai por terra o discurso odioso e a mistificação, dando lugar a novos tempos de democracia direta nos rincões do Estado.

Será a falência dessa indústria de esploração de milhares de pequenos sindicatos que tem à sua frente presidentes cheios de boa intenção, mas, vitimados na maioria das veses pelo analfabetismo, sem acesso aos birôs do poder constituido e pór isso alvos fáceis de proselitismos ilusionistas.

Então, o PT e o PMDB, juntos, poderão estar promovendo a inclusão politico Administrativa das pequenas lideranças que é quem está na base, suportando sem meios de solução as demandas dos seus pares e então, adeus picaretagem ideológica, e entra em cena o pragmatismo do Presidente Lula.

A cada campanha politica perdida são mais quatro anos de espera para essa base eleitoral do PT. E ninguem paga o custo, sola de sapato, pastinhas, reuniões, tudo em nome deste utopico governo ideal, que sabemos não existe, trampolim político.

Esse é um atalho valioso para o Maranhão. Será que o PT não percebe.

Aliança PT/Roseana Sarney PMDB, pode ser o fio condutor da mudança real, com o apoio do presidente Lula.

celma maria bandeira oliveira disse...

isso mesmo bembem pode contar comigo sempre somos Flavio Dino e vamos pra luta meu amigo, Celma de Passagem Franca-ma

Postar um comentário

Comente aqui!!!