7 de mai. de 2010

CNBB cria comissão para evitar casos de pedofilia na igreja

LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
     Uma comissão da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vai definir orientações para evitar novos casos de pedofilia que envolvam membros da Igreja Católica, como alguns episódios tornados públicos recentemente no Brasil.

     De acordo com o arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes, essa comissão também poderá propor medidas para prevenir a ordenação de pedófilos. "Não é o padre que vira pedófilo, é o pedófilo que vira padre."

     Para o arcebispo, a pedofilia faz parte da "estrutura da personalidade da pessoa".

     A comissão, integrada por um grupo de bispos e outros religiosos, foi formada exclusivamente para discutir a questão da pedofilia e deverá apresentar novas medidas até a próxima semana, quando termina a 48ª Assembleia Geral da CNBB.

     A assembleia, que vai até o próximo dia 13, reúne mais de 300 bispos e outros religiosos em Brasília. A pedofilia virou tema de debate dentro da instituição no momento em que a Igreja Católica passa por uma crise.

Acusações
     Denúncias envolvendo membros da igreja e acusações de acobertamento de casos de pedofilia têm surgido tanto no Brasil quanto em outros países. Religiosos foram acusados recentemente de terem cometido o crime em São Paulo e Alagoas.

     Dom Benes lembrou que há hoje, pelo Código de Direito Canônico (principal documento legislativo da igreja), a previsão de punição para religiosos que comentem crimes como a pedofilia.

     Ele disse ainda que a Igreja Católica é mais "cobrada" em relação aos casos de pedofilia porque se trata de uma instituição importante, que é seguida por milhões de fiéis.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!