22 de jun. de 2010

Começa hoje 33º Festival Guarnicê de Cinema no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana

     Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema vai ser aberto oficialmente nesta terça-feira, 22, às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), em São Luís. O festival vai acontecer até sábado, 26. A solenidade de encerramento e premiação dos vencedores acontecerá no sábado, 26, às 19h, também no Centro de Convenções.
     As mostras competitivas e informativas do festival vão acontecer no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Ímpar, na sede do Jornal O Imparcial, no Renascença, e no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na rua 28 de julho, Centro histórico da capital maranhense. Todo o festival terá entrada gratuita.
     O festival será aberto com o longa-metragem “O Homem mau, dorme bem”, do diretor Geraldo Moraes. Já estão confirmadas as presenças dos atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Lliescu e Luiz Carlos Vasconcelos, protagonista do filme “Desafinado” e “Carandiru”, onde interpretou o médio Dráuzio Varela.
As melhores
     O festival encerra com o longa-metragem “As Melhores Coisas do Mundo”, com direção de Lais Bodanski. Roteiro Luis Molayesi e Luiz Bolognesi, baseado em série de livros de Gilberto Dimenstein e Heloísa. O filme tem no elenco os atores Denise Fraga e o Fiuk, de Malhação e filho de Fábio Júnior. A vinda do ator a São Luís está sendo negociada com a Rede Globo e é bem provável que ele esteja presente na ilha.
     O festival exibirá mais de 145 vídeos nacionais, 49 filmes nacionais, 16 vídeoclips nacionais e mais 18 telereportagens de emissoras maranhenses.
     Exibira ainda, simultaneamente, as Mostras Foot (Festival de Cinema de Futebol do Brasil), Mostra Guarnicêzinho Animada, Mostra Revelando os Brasis, Mostra Expedições, de Roberto Werneck e Paula Saldanha, Mostra Lume, Mostra Internacional de filmes franceses, organizada pela Aliança Francêsa e Mostra Tendência de Filmes e Vídeos.
     Durante os cinco dias de realização, o 33º Festival Guarnicê de Cinema exibirá, simultaneamente, mais de 120 horas de produções audiovisuais nacionais e internacionais. E o que é melhor, todas as mostras com entrada gratuita para todos.
Organização
     Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema é promoção é da Universidade Federal do Maranhão, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais (Pró-Reitoria de Extensão), Artes (Centro de Ciências Humanas) e Comunicação Social (Centro de Ciências Sociais).
     A realização é da Fundação Sousândrade, com co-patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil. O festival tem apoio cultural do Governo do Maranhão (Secretárias de Turismo e Cultura); Prefeitura de São Luís (Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Cultura) e Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
     Também apóiam o 33º Festival Guarnicê de Cinema a Produsan Cine & Vídeo, os Estúdios Mega Rio de Janeiro, Megacolor, Wizard Idiomas, Aliança Francesa e Universidade FM.
Da Assessoria do DAC da UFMA

2 comentários:

joeljacintho disse...

VALEU BOI E BOTE MAIS UMA 'FROTA' DE MATÉRIAS !!

Notícias Culturais D.A.C. disse...

bacana, comandante,
Gostei da foto temática...
PW

Postar um comentário

Comente aqui!!!