22 de jun. de 2010

Marcha contra corrupção tem primeira etapa realizada nesta terça

     Militantes sociais das mais diferentes entidades sociais, representando municípios de todas as regiões do Maranhão irão realizar nesta terça-feira, 22, e amanhã, marchar da entrada do bairro do Maracanã, Km 15 da BR-136, até a sede da Procuradoria-Geral da Justiça (Centro), numa demonstração clara da indignação do povo maranhense contra a corrupção.
      Além de demonstrar uma atitude, pretendem provocar o povo de São Luís e do Maranhão, para que se indigne contra esse crime que viola e destrói direito, compromete a justiça social e é fragilizar as instituições democráticas.
     Segundo os organizadores da marcha, o Forum e Rede de Cidadania do Maranhão, é praticamente impossível a efetivação dos direitos sociais, a distribuição de rendas e o fortalecimento das instituições do Estado brasileiro enquanto a corrupção for algo aceito como normal, enquanto houver omissão no seu combate, enquanto a certeza da impunidade estiver na mente do corrupto.
     A primeira marcha será dividida em duas etapas. Hoje (dia 22), a partir das 8h, um grupo de 80 pessoas, depois do ato público no local, fará o primeiro trecho, do KM-15 até o marco zero de São Luís (rotatória do Tirirical), objetivando despertar a população, chamar a atenção, provocar a consciência e a indignação.
     Amanhã (dia 23), a marcha começa às 8h, com a participação esperada de 600 militantes sociais, dos mais diversos municípios maranhenses, que irão sair da rotatória do Tirirical, seguindo pelas avenidas dos Franceses/Getúlio Vargas, até a sede da Procuradoria-Geral de Justiça, momento em que entregarão representações contra os prefeitos que não prestaram contas para o povo dos recursos recebidos no ano de 2.010.
      Na oportunidade irão publicar a lista de prefeitos inadimplentes com o povo, gestores que serão representados pelos crimes de responsabilidade e de falsidade ideológica.
     Entregarão, também, na ocasião, requerimento para que a Procuradora-Geral de Justiça oficie os Promotores de Justiça sobre a responsabilidade em acompanharem a entrega da prestação de contas e o dever de acionarem os prefeitos que não cumpriram o que determina a Constituição e as leis do país.
      Dos 217 municípios maranhenses, até agora somente 18 comprovaram ter entregue a prestação de contas, exercício 2009, nas Câmaras Municipais, para ficarem à disposição da população, a fim de que o povo exerça o direito de análise e verificação, encaminhando aos órgãos de fiscalização do Estado aquilo que entender como irregularidade.
     A marcha pretende se instituir como ato de controle popular sobre a administração pública, visitando o local da obra pública para comprovar se realmente ela foi executada corretamente. No próximo ano, irá percorrer, aos moldes da Força Tarefa Popular, que ocorre no Piauí já faz nove anos, os municípios com fortes indícios de corrupção, para não só mobilizar o povo e conscientizá-lo, mas também para ir até o local da irregularidade, apresentando em seguida representação aos órgãos de fiscalização para a tomada de posição.
     O ato final está previsto para às 16 horas, em frente à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, momento em que será divulgada a lista de gestores inadimplentes com o povo, sendo protocolada, em seguida, a representação coletiva contra os mesmos, pelos crimes de responsabilidade e falsidade ideológica.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sou do Rio de Janeiro, e gostaria de entender porque que falta verba p/ envestir na educação e na saúde, e verbas p/ obras e outros nunca faltam. Quem distribui também sabe, mas são omissos ou fingem que não sabe. Temos que acabar com isso, estamos vendo hospitais se acabando sem reformas e sem equipamentos, pessoas morrendo sem atendimento médico, escolas sem professores e sem reformas. o povo tem força mais estão sendo enganados pelas falsas promessas políticas, porque será mais um que se misturara com a podridão política do Brasil. Precisamos acordar o povo p/ a verdade do pais, nós estamos entregue a violência física e política deste pais corrupito. o povo tem força p/ mudar esta vergonha, temos que formar um grupo forte sem medo da morte, temos que parar o pais e mostrar para Eles que temos forsa para lutar por um ideal, por que só assim conseguiremos acordar o povo para a realidade. Temos que lutar para que esses bandidos sejam preso, condenados a prisão perpetua, porque é um abissurdo, com um salário que tem, fazer isso com o dinheiro público que poderia ser investido na educação, saúde e no combate a violência.
OBS: Como um país tão rico como o Brasil, ainda tem gente passando fome e sede?
Onde estão os milhões que são recuperados?
De onde vem os milhões?
Por que que não foram destinados p/ educação ou saúde?
Uma das respostas, é que já foi mal intencionado, predestinado a corrupção, são tudo farinha do mesmo saco.

Postar um comentário

Comente aqui!!!