21 de jun. de 2010

Tríduo juanesco reaviva tradições juninas maranhenses no Centro de Cultura na rua do Giz

     Com o tema "Rezas, Doutrinas e Toadas", a Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, realiza, a partir desta segunda (21) até a quarta-feiras (23), o Tríduo Juanesco com ladainhas e apresentações de grupos folclóricos do estado.
     O Tríduo, que funciona como um instrumento de resgate e incentivo às tradições juninas maranhenses, retrata a diversidade cultural das manifestações próprias da época, como o tambor de mina e o bumba-meu-boi.
     A programação inicia na segunda-feira (21), às 19 horas, no Centro de Cultura Popular, com a abertura da exposição "Axé de Prata", em comemoração aos 25 anos da fundação do Centro de Tambores de Mina Ylê Axé Ogum Sogbô, sob a coordenação de pai Airton de Iansã. Após a abertura, o público confere as apresentações do Bloco Afro Abieié Mailô, do tambor de crioula Catarina Mina e do tambor de mina Ylê Axé Ogum Sogbô.
     Na terça-feira (22), a programação segue para a Casa de Nhozinho, na Rua Portugal (Praia Grande), também às 19 horas. No roteiro, se apresentam o Bumba-meu-boi de Icatu, Dança Indígena de Zé Doca e o Bumba-meu-boi Lendas e Magias do Centro Histórico.
     O último dia do tríduo, no Centro de Cultura Popular, será marcado pela abertura de duas novas salas que levam o nome das folcloristas maranhenses Terezinha Jansen e Lili Sá Marques. Em seguida, tem o Cacuriá da Vila Palmeira e o Bumba-meu-boi Brilho da Liberdade.
Da Assessoria da SECMA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!