6 de jul. de 2010

Governo Roseana reconhece crescimento na educação na gestão de Zé Reinaldo e Jackson Lago

    O secretário de Estado de Educação do governo Roseana Sarney, Anselmo Raposo, reconhece o avanço na qualidade de ensino nos governo de José Reinaldo Tavares e Jackson Lago. Segundo Raposo, o Maranhão superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2009, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado, na nesta segunda-feira (5).
     "Os índices educacionais demonstraram avanço na qualidade da educação em todas as etapas da Educação Básica", afirma o secretário em matéria divulgada pela Secretaria de Estado da Comunicação, Secom.
     Em 2009, os estudantes dos anos iniciais (4ª série - 5º ano)  do Ensino Fundamental da rede estadual  alcançaram a média no Ideb de 4.0. O estado ultrapassou a meta para o ano de 2009, que era de 3,6 e bateu a meta de 2011. Já os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que obtiveram média 3,6, quando a meta era de 3,4 para 2009 e de 3,6 para 2011. O Ensino Médio, acompanhando o desenvolvimento da educação estadual, também superou o esperado e alcançou média de 3,0, ficando acima da projeção que era de 2,6 para 2009 e de 2,7 para 2011.
     Segundo os resultados da Prova Brasil/Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as escolas da Rede Estadual de Ensino também avançaram em todos os níveis da Educação Básica. A meta para 2009 nas séries iniciais do Ensino Fundamental era de 3,6 e o resultado foi a média 4,0, alcançando a meta de 2011. Nas séries finais (5ª a 8ª série/ 9º ano), os alunos da rede obtiveram 3,6, quando a meta era de 3,4. No Ensino Médio, a projeção era de 2,6, e os estudantes alcançaram a média de 3,0.
     No Maranhão, de acordo com a Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), foram avaliadas, em 2009, 3.098 escolas, 213.399 alunos nos 217 municípios, incluindo zona rural.
     “Isso mostra que a educação está sendo bem gerida", disse Anselmo Raposo que substituiu em abril deste ano o democrata César Pires na Seduc.

O que é ...
O Ideb foi criado em 2005 pelo MEC para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

A Prova Brasil é um teste de Leitura e Matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do Ensino Fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também indica habilidades em Língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!