12 de jul. de 2010

Obra de Ferreira Gullar será publicada em Portugal

     A obra do poeta maranhense Ferreira Gullar, distinguido com o Prémio Camões 2010, será publicada em Portugal pela Babel, anunciou o grupo editorial em comunicado enviado à Lusa.
     O projecto de edição da obra de Gullar terá início já este mês, com 'Poema Sujo', escrito em 1975, durante a ditadura militar no Brasil, quando o autor estava exilado em Buenos Aires, e publicado no ano seguinte pela editora Civilização Brasileira.
     Trata-se de um poema que encontrou grande eco na comunidade artística e intelectual brasileira da época, tornando-se, segundo o poeta Vinicius de Moraes, contemporâneo de Gullar, 'o mais importante poema escrito em qualquer língua nas últimas décadas'.
    Com publicação simultânea no Brasil, pela editora José Olympio, segue-se, em Setembro, um novo livro de poemas do autor, intitulado 'Em Alguma Parte Alguma' -- o primeiro deste género literário desde 'Muitas Vozes', de 1999.
     'Cidades Inventadas', uma compilação de ficções escritas ao longo de várias décadas, originalmente publicada em 1997, e o livro de memórias 'Rabo de Foguete -- Os Anos do Exílio' serão igualmente dados à estampa ainda este ano.
Do Lusa Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!