7 de set. de 2010

Morre o fundador do Nonato e seu conjunto

Maestro Nonato (*1936 - +2010)
“Em São Luiz do Maranhão, festa social que se preze tem que contar com a presença de Nonato e seu conjunto, fato que vem se registrando desde 1963, ano em que o grupo foi fundado por Raimundo Nonato Rodrigues Araújo, um maranhense de Itapecuru-Mirim”.
     Assim começa o texto de apresentação do disco de estréia de Nonato e seu Conjunto, de 1974 (SOLP40518 – Discos Copacabana)- na contracapa do longplay - LP. Quando enterrarem na tarde desta terça-feira, 7 de setembro, o corpo de Raimundo Nonato Rodrigues Araújo, 74, o cidadão desaparece ao mesmo tempo em que se aviva a lenda. Soará o nome do Maestro Nonato e sua música ainda por décadas, nem que seje aos ouvidos de poucos, que guardam nos fulcros do vinil as lembranças daqueles bailes embalados por sucessos como “Ana Paula”, de Oberdan Oliveira. A faixa era cativa na programação diária das emissoras de rádio nos tempos somente das ondas curtas, médias e tropicais.
      As músicas “Cavala Canga” e "Viola e Violeta", de Sergio Habibe, fazem parte do repertório do primeiro LP que encerrava o Lado B com a faixa “Menino Travesso”, de Antonio Vieira e Pedro Giusti. Cleto Júnior foi um compositor presente em todas fases do conjunto, desde o início. Com a música "Bisavô", partceria de Cleto com Oberdan abre o Lado A.  Foi todo gravado no Estúdio Reunidos, em São Paulo.
     “Nonato, como é mais conhecido, desde a idade de 12 anos está ligado à música, por vocação e tremenda dedicação. Músico versátil, ele toca saxofone, piston, passando pelo trombone e piano, com uma perfeição incrível”, segue o texto de apresentação do vinil apadrinhado pelo cantor Claudio Fontana, pelo prefeito Haroldo Tavares e jornalista Gerd Pfluger. Todos os arranjos do disco são do maestro Nonato. As fotos são de Oswaldo Micheloni com layout de Antonio José Castelhano.
     Outros trabalhos se sucederam na carreira do grupo, como “No balanço jovem de Nonato e seu conjunto” (LP – RCA, 1978) e “Nonato e seu conjunto” (PL- RCA-CAMDEN, 1979). O primeiro trazia “Menino da Lera”, de Oberdan, sucesso depois regravado por Mano Borges. Nos dois foram registrados composições de Lopes Bogéa: “A gente e o mar” e “Balançou no congá”, que viria a dar nome ao CD produzido por Zeca Baleiro, lançado pelo selo Saravá em 2008.
     Nessa primeira fase além do Maestro Nonato (piano), o conjunto era Pitomba (baixo eletrônico), Oberdan Oliveira (guitarra-solo), José Américo (vibrofone), Walter (crooner), Chico do Zuca (sax-tenor), Vavá (piston), Garrincha (bateria) e Piu-piu (guitarra-base). Mais tarde Camilo substituiria Garrincha na bateria e Waldir entraria no órgão em lugar de Zé Américo.
     Como boa música o maestro Nonato será eterno.

10 comentários:

Unknown disse...

Que Deus o tenha em um bom lugar, pois teus feitos aqui na terra serão lembrados por todos nós, obrigado por tudo. (Miranda Neto)

Anônimo disse...

Raimundo Nonato Rodrigues Araújo, é o mesmo Nonato Buzar?

Anônimo disse...

ESSE GRANDE HOMEM É MEU PAI..OBRIGADO POR LEMBRAR... O QUANTO ELE É E SEMPRE SERÁ IMPORTANTE PARA MÚSCA MARANHENSE E EM OUTROS LUGARES DA ÉPOCA ONDE PASSOU E FEZ MUITO SUCESSO...SUA SABEDORIA CONTNUA POR MUITOS MÚSICOS QUE SÃO HJ GRAÇAS A ELE...PAULYNHO!!!

Victor Hugo disse...

O céu será mais alegre.

http://musicamaranhense.blogspot.com

Helder disse...

Com tristeza soube da morte de nonato,foi exatamente suas músicas que levaram-me conhecer e namorar uma criatura especial, hoje só me traz recordações que faze-me chorar.A morte de nonato é uma verdadeira tristeza para todos nós. Que Deus a tenha em u bom lugar.
saudações Helder

Oberdan Oliveira disse...

Obrigado irmãos,amigos do grande maestro.Comungo do mesmo sentimento de saudades e de alegria por ter tido a chance de estar ao seu lado por longos anos. Aprendi com ele, o mestre o maestro a qualidade musical que deixamos gravada em discos e será perpetuada para sempre. O maestro se foi mas deixou sua contribuição à nossa música. O Maranhão deve muito,ao trabalho musical de Nonato.

Francisco das Chagas Rodrigues do Nascimento disse...

O povo do nordeste brasileiro, principalmente do Maranhão e do Piauí, sentem sua falta um pouco de harmonia da beleza introduzida em suas belas músicas e no embalo que todo o povo brasileiro testemunhou e continua ouvindo e lembrando desse grande metre regional (O GRANDE NONATO)

Francisco das Chagas Rodrigues do Nascimento - União - Piauí. disse...

Vocês que cuidam da grande obra do inesquesível Nonato, deveriam colocar as músicas nesta página para que todos os seus fãs pudessem ouví-las, ememplos como Menido da Lera, O Mundo do Homem, Bate Zabumba, Terecô, Badalo, Conte Comigo dentre muitas outras

pedro zucca disse...

fiquei muito triste com a morte dele, meu pai era musico do nonato e seu conjunto e ja se foi tbem. com certeza estao juntos agora em um bom lugar

Anônimo disse...

Infelizmente é mais um que se vai.
Eu cresci vendo e escutando o Maestro Nonato.
Nunca vou esquecer do Grande Maestro da Banda da Escola Técnica nos anos 60 e 70 que esbanjava talento nos desfiles de 5 e 7 de setembro.
Nos bailes maravilhosos que Nonato e seu conjunto faziam no Antigo Casino Maranhense.
Tempo bom que não volta mais.
Vá com Deus meu Maestro.
Joaquim Penha

Postar um comentário

Comente aqui!!!