17 de nov. de 2010

Grupo defende permanência de Juca Ferreira no Ministério da Cultura

    Nas áreas econômicas do governo seria impensável algo assim. Mas, na cultura, as discussões em torno do nome a ser apontado por Dilma Rousseff para o ministério ganham contornos de performance. De intervenção, até.
    O dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa propôs-se a organizar a cena mal começaram a vir à tona os nomes dos possíveis candidatos ao Ministério da Cultura (MinC).
    Em entrevista à Folha, o criador do Oficina desfiou o conceito de antropofagia para defender a permanência de Juca Ferreira, segundo homem de Gil que, há dois anos, assumiu o posto.
    "O PT vê a cultura como instrumento político", diz Corrêa. "O Gil e o Juca [Ferreira] acabaram com a política de balcão, fizeram uma revolução. O voto na Dilma foi pela continuidade. Esse ministério tem que continuar."
    Outro a defender, de modo enfático, a atual gestão é o maestro John Neschling. "A gestão do Juca foi, antes de mais nada, democrática. Ele teve posições claras, se expôs a críticas", diz o ex-diretor da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). "Por que a sanha de mudar?"
    Cabe lembrar que Neschling lidera a Companhia Brasileira de Ópera, nascida com o apoio do MinC.
    A unir os nomes pró-Juca --o dramaturgo Aderbal Freire Filho e o estilista Ronaldo Fraga entre eles-- está o argumento de que, na prática, ele teve apenas dois anos à frente da pasta. Os outros seis foram conduzidos por Gilberto Gil.
    Haveria, além disso, o temor de que o MinC vire, de novo, mera moeda política ou assento confortável para intelectuais.
    Conforme o movimento pró-Juca foi vindo a público, porém, seu antídoto também começou a ser preparado. O ex-secretário do MinC, Célio Turino, que cuidou dos pontos de cultura, escreveu um texto que começou a circular nestes dias pela internet.
    "Oito anos de gestão continuada é muito tempo, gera vícios, pequenos grupos de interesse e patotas", escreve. "Uma mudança seria muito saudável e não significa deixar de lado as conquistas."
    Ferreira, por ora, não fala sobre o assunto, mas, aqui e ali, faz suas aparições. Hoje, vem a São Paulo para encerrar um encontro sobre cultura digital, na Cinemateca.
Da Folhaonline

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!