13 de nov. de 2010

IV Feira do Livro: Gutemberg Araújo realiza tarde de autógrafos na Casa do Escritor

O médico e secretário de saúde do município Gutemberg Araújo
    O secretário municipal de Saúde e especialista em cirurgia bariátrica, médico Gutemberg Fernandes de Araújo, vai lançar neste sábado, dia 13, o livro “Cirurgia da Obesidade: o que você precisa saber”. A tarde de autógrafos acontece às 16h, na Casa do Escritor, espaço montado na Feira do Livro (Praça Maria Aragão) para o lançamento de grandes títulos.
    O evento vai contar com a presença do renomado médico Pedro Luiz Bertevello, da equipe da Pro Gastro Clínica e Cirurgia, de São Paulo, que também assina a obra. O livro recebe, ainda, a colaboração da equipe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário da Ufma (HUUFMA), os médicos Francisca Luzia Macieira de Araújo, Luis Alfredo Neto Guterres Jr. e Manoel Francisco da Silva Santos.
    De linguagem fácil, o livro é destinado à pacientes, candidatos a cirurgia, portadores de obesidade, estudantes e professores. A leitura trata da obesidade – uma das principais doenças do século XXI, transcorrendo, ainda, pelos fatores causais da doença e fatores de risco, abrindo um parêntese para falar aos pacientes – independente se têm ou não indicação de obesidade mórbida.
    “É uma leitura bem informativa, indicada para leigos e todos que se interessam pela problemática da obesidade”, ressalta o autor, um dos precursores da implantação da cirurgia bariátrica no Maranhão, que aconteceu pela primeira vez em 2001, no HUUFMA.
    Desde essa época, o médico Gutemberg Fernandes de Araújo – empossado recentemente como imortal da Academia de Medicina do Maranhão (AMMA) – vem aperfeiçoando sua técnica e trabalhando a questão da obesidade. “Esta é uma doença que atinge a todas as classes sociais. Em todo o mundo são mais de 1 bilhão e 300 mil pessoas que sofrem as conseqüência da obesidade”, destaca o médico.
    No Brasil, cerca de 40% da população sofre com excesso de peso. “Se considerarmos que o Brasil possui mais de 180 milhões de habitantes atualmente, estamos tratando de um universo de 72 milhões de pessoas”, aponta Araújo, sinalizando que um dos maiores causadores da obesidade é a transição alimentar, como os alimentos tipo fast food.
    O livro “Cirurgia da Obesidade: o que você precisa saber” é o segundo título lançado por Gutemberg Araújo – que também assina “Bases da Metodologia Científica”, dividindo a autoria com Saul Goldenberg, Francisca Luzia Macieira de Araújo, Alcione Miranda dos Santos e Gladstone Fernandes de Araújo.
Sobre os autores
Gutemberg Fernandes de Araújo é médico cirurgião, natural de Coroatá (MA). Graduou-se em Medicina e fez Residência Médica na Universidade Federal do Maranhão. A seguir, fez Mestrado na Universidade Federal Fluminense e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. É professor da Ufma, tendo freqüentado os serviços cirúrgicos de referência no Brasil e no exterior, como o dos professores Jacques Perissat, em Bordeaux – França e Enrique Moreno Gonzalezez, em Madrid - Espanha. Tem artigos publicados em jornais, revistas científicas, capítulos e livros publicados. Orientou ao longo do tempo inúmeros trabalhos de conclusão de curso, Mestrado e Doutorado. Tem uma especial atenção pela obesidade, doença que cresce em proporção geométrica, atingindo a todos sem distinção. Recentemente, ingressou como o mais novo imortal da Academia de Medicina do Maranhão (AMMA).
Pedro Luiz Bertevello é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, Mestre em cirurgia do aparelho digestivos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva.
Francisca Luzia Soares Macieira de Araújo é professora Mestre do Departamento de Medicina III da UFMA, especialista em Terapia Intensiva e em Clínica Médica, é clínica do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HUUFMA, clínica da UCG e autora do livro “Bases da Metodologia Científica”.
Luis Alfredo Soares Neto Guterres Jr. é membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeolaparoscópica. É cirurgião do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário da Ufma.
Manuel Francisco da Silva Santos é professor Msc. de Cirurgia da Ufma, membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeolaparoscópica. É cirurgião do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HUUFMA.
Da Secom

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!