13 de nov. de 2010

PMBD se une para manter Sarney no comando do Senado

Por Andreza Matais
O PMDB fechou acordo para lançar o nome de José Sarney (PMDB-AP) à reeleição na presidência do Senado. Maior bancada da Casa, o partido antecipou a discussão para evitar que o PT ou o ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG) se viabilizem para disputar a vaga. Desde 2001, com Jader Barbalho, o Senado tem em seu comando um congressista do PMDB. O acordo para manter o peemedebista no cargo inclui deixar Renan Calheiros (PMDB-AL) na liderança do partido.
    Renan avalia que, como líder, consegue ter melhor interlocução com o governo de Dilma Rousseff (PT) do que como presidente do Senado, que tem papel institucional. Pesou também o fato de o cargo ser “vidraça”, o que poderia reacender as denúncias que o levaram a renunciar ao comando da Casa, em 2007. Senadores peemedebistas avaliam que Sarney já foi suficientemente sangrado durante a crise do Senado em 2009 e, por isso, sua reeleição não deve causar desgastes para Dilma.
    Oficialmente, Sarney promete manter o discurso de que não será candidato por estar com a saúde frágil, mas negocia em silêncio a permanência no cargo. Ele foi protagonista dos escândalos dos atos secretos no Senado, que resultaram em dez processos internos por quebra de decoro. Todos foram arquivados. Nesse cenário, o senador Valdir Raupp (RO), que reivindica a liderança do PMDB, ficaria com a presidência do partido.
    A hipótese de Michel Temer (SP) renunciar ao cargo foi descartada. O senador considera “interessante” a recondução de Sarney. “Até mesmo o Aécio concordaria.” Cotado para entrar na disputa pela presidência, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) também já obteve sinais de que permanece na liderança do governo no Senado.
COMENTO
    Tenho dito aqui repetidas vezes que, o PMDB é uma legenda suja de aluguel e não faz outra coisa a não ser cometer crimes e precionar o governo por cargos públicos, principalmente os de primeiro escalão. Será que um dia vamos conseguir eliminar esses 'cangaceiros da política' do nosso país? FFAA, precisamos sair da inércia.
    Sempre exacerbadamente ávidos por cargos, o abominável PMDB, indicando o vice-presidente Michel Temer, se sentiu vencedor com a vitória de Dilma Rousseff. Mas foi exatamente o contrário. Perdeu 10 deputados federais, perdeu 3 governadores, perdeu o prefeito de Porto Alegre. Ganhou 2 senadores - suplentes dos governadores eleitos do DEM.
Da Folha de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!