11 de fev. de 2011

Herbert Richers ajudou Sarney a eliminar Cafeteira

Cine Roxy, em São Luís
    Com a ajuda de Herbert Richers,aquele da "versão brasileira" dos filmes hollywoodianos, Sarney apagou parte de sua história política em que contracenou com Epitácio Cafereira.
    Ex-governador do Maranhão, eleito com ajuda do Presidente Costa e Silva, lá pelos idos de 1970 Sarney era candidato ao Senado.
    Certo dia, acompanhado do produtor cinematográfico, Sarney foi até o cine Roxy, na rua do Egito, assistir a um filme contratado a Richers. Foi recebido por Moisés Tajra, dono de uma cadeia de cinema em São Luís. Era intervalo entre a vesperal e a soirèe, que começava às 8h30 da noite. O Cine Roxy era considerado o templo dos cinéfilos abastados ludovicenses. Tanto que carregava o codinome de cinema das estrelas.
O senador Epitácio Cafeteira
    O franzino Herbert Richers ocupou a cabine de projeção do cinema para instruir o projecionista. A sessão de pré-estreia do filme de campanha reuniu o então candidato ao primeiro mandato no Senado (vaticínio), a esposa Dona Marly Sarney; os filhos Fernando, Roseana e Zequinha; e Jaime, filho do governador que o sucedeu Pedro Neiva de Santana.
    Ao fim da exibição Sarney foi até a cabine e pediu que fossem cortadas todas as cenas em que o prefeito de São Luís, Epitácio Cafeteira, aparecia em solenidades de inaugurações de obras. De pronto, foi atendido.
    Pensava que desta forma retiraria do imaginário popular a figura de Cafeteira (hoje senador aliado de Sarney) que por anos a fio seria seu adversário mais satiricamente feroz.
    É tudo verdade. Ou, melhor traduzindo, it´s true, como diria o cineasta Orson Welles.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!