3 de fev. de 2011

Prefeito de Barra do Corda continua foragido da Polícia Federal


O prefeito Nenzim e a governadora Roseana no Palácio dos Leões
     Aliado de primeira hora da governadora Roseana Sarney, o prefeito de Barra do Corda, Manoel Maria Souza (PV), o Nenzim, continua foragido. No dia 27 de janeiro,  Nenzim esteve com a governadora no Palácio dos Leões, buscando um solução para o impasse. Sua prisão já era anunciada há cerca de 15 dias. Em seu blog, o jornalista Luis Cardoso foi o primeiro a noticiar. Como consequência, sofreu ameaças. Provalmente do filho pródigo de Nenzim, o deputado estadual Rigo Teles, um dos homens mais ricos do Maranhão.
Roseana e Nenzim na campanha em Barra do Corda
    Foram mobilizados mais de 100 policiais dos Estados do Maranhão, Piauí e Brasília para cumprir 18 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária, expedidos pelo TRF da 1ª Região. Na operação Astiages derrubou a casa dos Teles em Barra do Corta. Dois filhos de Nenzim estão atrás das grades. A mulher do prefeito, Francisca Teles de Sousa, a “Santinha”,  também escafedeu-se. Um genro e uma nora de Nenzim que faziam parte do esquema montado para desviar recursos públicos foram presos pela PF.
    O esquema que rendeu o pedido de prisão da Justiça Federal teria desviado mais de R$ 50 milhões da Prefeitura de Barra do Corda.Os acusados são investigados pelos crimes de desvio e apropriação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e formação de quadrilha.
    O superintendente em exercício da PF no Maranhão, Eugênio Ricas, informou à imprensa que a investigação em cima do esquema de desvio em Barra do Corda começou em fevereiro do ano passado a partir de relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). "O relatório mostrou uma variação patrimonial grande e a partir daí instaurou-se um inquérito para investigar o caso. Ele (prefeito) não tem como explicar a evolução patrimonial gigantesca em tão pouco tempo",  assegurou Ricas.
    Foram cumpridos, até o momento, nove mandados de prisão e todos os mandados de busca e apreensão. Já foram recolhidos pela PF um helicóptero, um avião, carros de luxo, joias e uma caixa repleta de relógios de luxo.
Opulência
Outra constatação do desvio de dinheiro em Barra do Corda, segundo a PF, são as casas das pessoas envolvidas na organização. De acordo com delegados que estão cumprindo os mandados, essas propriedades são tão luxuosas, que a classificação de mansões, para elas, ainda é pouco em comparação com a estrutura. "Elas são verdadeiras casas de cinema, segundo os agentes e delegados que estão em campo. Isso só reforça que essas pessoas estão envolvidas nos crimes", completou o delegado Mesquita.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!