21 de mar. de 2011

STF analisa Lei da Ficha Limpa na próxima quarta

    O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar na próxima quarta-feira (23) o recurso contra a Lei da Ficha Limpa. Os ministros vão avaliar se a lei teve validade nas eleições de 2010. O tribunal vai discutir o caso do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), barrado por ter sido condenado por improbidade administrativa - uma das causas de inelegibilidade prevista na norma.
    Com o plenário incompleto, houve empate nas duas vezes que o tema foi discutido na Corte. Os ministros Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Ellen Gracie defenderam que a lei deve ser aplicada na eleição do ano passado.
    Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso entenderam que não. A justificativa foi de que a lei foi elaborada para atingir pessoas específicas e modificou o processo eleitoral. Agora, a expectativa é em torno do voto do novo ministro Luiz Fux, que tomou posse no início do mês. Como houve empate, ele poderá mudar o entendimento de que a lei teve efeitos em 2010.
    Na eleição do Maranhão a corte eleitoral entendeu que a aplicabilidade da lei somente se dará no próximo pleito, ou seja em 2012. Desta forma, nenhum candidato foi impugnado por conta da lei.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!