17 de jul. de 2011

UNE elege novo presidente neste domingo em Goiânia (GO)

    A União Nacional dos Estudantes (UNE) encerra neste domingo (17) seu 52º Congresso, realizado na cidade de Goiânia (GO), realizando a eleição do próximo presidente da entidade. O processo eleitoral da UNE, que está completando 74 anos de vida, começa quatro meses antes da eleição, quando as universidades elegem seus delegados. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, 98% das universidades brasileiras realizaram esta primeira etapa.
    Para cada dois mil alunos matriculados a universidade tem direito a um representante. No total, são 10 mil estudantes participando, sendo três mil delegados. Qualquer estudante pode organizar uma chapa e concorrer, mas somente os representantes eleitos podem votar. As inscrições são feitas até este domingo pela manhã  e a estimativa com base na média de anos anteriores é de 12 chapas concorrentes. No final do dia, são montadas uma urna para cada chapa e os delegados depositam seus crachás na urna corresponde ao candidato escolhido.
    Ao menos três chadas devem participar do processo: "Transformando o sonho em realidade", "Movimento Kizomba" e "Contraponto Oposição". "A gente acha que um Brasil soberano, um Brasil que se dedica a educação, também tem que pensar numa educação privada para que ela cumpra uma função social", defende Alexandre Silva, da chapa "Transformando o sonho em realidade". O congresso de estudantes está sendo patrocinado pela Petrobras.
    O pernambucano Yuri Pires Rodrigues,  estudante de história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), filiado ao Partido Comunista Revolucionário, PCR,  (ainda sem registro definitivo), está concorrendo à presidência por uma chapa de oposição à atual diretoria. A proposta do pernambucano é trazer de volta à UNE uma agenda de mobilização mais eficiente resgatando lutas históricas como a garantia de não-privatização do petróleo nacional e debatendo temas atuais como o novo Código Florestal.
Com informações de agências

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!