18 de ago. de 2011

CGU vai fiscalizar contas de Boa Vista do Gurupi e S. Raimundo do Doca Bezerra

    Bela Vista do Gurupi e São Raimundo do Doca Bezerra são as duas cidades do Maranhão cujas contas públicas serão fiscalizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Já Axixá foi o município sorteado para a 13ª edição do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública – criado em 2006 com o objetivo de promover em cidades com até 50 mil habitantes, a boa e regular aplicação e prestação de contas dos recursos públicos, por meio da capacitação dos agentes municipais.
    Os municípios de 23 Estados, foram escolhidos por sorteio no início do mês. A fiscalização faz parte de um programa criado em 2003 pela CGU, que tem o intuito de inibir a "corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública".
    A maior cidade a ser fiscalizada é Quirapá, com 314 mil habitantes, no Paraná. O menor município é Reserva de Cabaçal, com população de 2.572 pessoas, no Mato Grosso. Além dos dois Estados, também serão fiscalizadas cidades em Alagoas, Espírito Santo, Sergipe, Acre, Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Goiás, Santa Catarina, Pará, Tocantins e Amazonas.
    De acordo com balanço da CGU, já foram fiscalizados 1.811 municípios, o que corresponde a 32,55% do total do País, e foram analisadas contas relativas a cerca de R$ 13,8 bilhões. Os relatórios das fiscalizações são encaminhados aos gestores das políticas públicas que, segundo a CGU, vão definir as providências para a correção de eventuais desvios verificados.
Com informações do CGU

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!