8 de abr. de 2010

Helena Heluy diz que refinaria da Petrobras causará grandes sofrimentos

A deputada estadual do PT, Helena Barros Heluy, revelou durante a audiência pública para discutir a Refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira, promovida pela Assembleia Legislativa, que não foi ao ato de lançamento da pedra fundamental da obra com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sinal de protesto, por discordar do modelo representado pelo empreendimento.

A parlamentar considera o modelo excludente e na mesma pegada dos grandes projetos como da Alumar, fábrica responsável por emissão de gases e materiais poluentes capazes de comprometer a saúde da população, e, principalmente aos trabalhadores que lidam direto com o alumínio e alumina.

Segundo Helena Heluy, há muitos sofrimentos envolvendo o projeto da Petrobras no Maranhão. Incrédula diante dos valores estratosféricos que envolvem a Refinaria, a deputada chamou atenção para questões graves como a remoção de populações tradicionais como a de Salvaterra, no município de Rosário. Ocupada secularmente por agricultores, hoje ameaçados de despejo, Salvaterra ocupa cerca de 25% na região central do território onde se instalará a refinaria.

Helena Heluy foi defensora derrotada da repetição da aliança nacional entre PT e PMDB em âmbito estadual, no encontro petista para discutir táticas eleitorais no mês passado. Após a promulgação do resultado, que deu maioria à tese de aliança com o PCdoB de Flávio Dino, a deputada alentou especulações sobre uma possível intervenção do Diretório Nacional na seara petista maranhense.

Em discurso na tribuna da Assembleia afirmou que o resultado estava sub-júdice, como naturalmente ocorre em todos os processos eleitorais. Na campanha eleitoral de 2006, Helena dividiu o palanque com Lula e Roseana Sarney, na época Senadora, em Timon. O presidente e a governadora estiveram juntos em Bacabeira em janeiro deste ano com discursos afinados sobre a panaceía para o Maranhão do atraso.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!