4 de mai. de 2010

Cineclube Casarão exibe filme sueco nesta quarta no MHAM

Nesta quarta-feira, 5, tem sessão do Projeto Cinema no Museu, às 19h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol – Centro), com a exibição do coloridíssimo filme “Bem-vindos”, do diretor sueco Lukas Muodysson. A entrada é franca.

CADA UM NA SUA
Por Eduardo Júlio *

Se você assistiu a “Os Idiotas”, filme que deflagrou a estética dogma nos anos 90, saiba que “Bem-vindos” é mais interessante, mais engraçado, mais humanista e bem menos idiota.

Dirigido pelo sueco Lukas Moodysson, o longa se passa numa comunidade urbana hippie, na Suécia dos anos 70. Na casa, em meio a pôsters de Che Guevara, Lenin e Mao Tse Tung, convivem comunistas, homossexuais e hippies radicais. Eles colocam em prática todas as regras ideológicas da época: não comem carne, não consomem produtos norte-americanos e não assistem à televisão. De vez em quando, andam nus e, é claro, praticam meditação e transam à vontade.

A rotina do grupo é quebrada quando aporta no local a burguesa Elizabeth, irmã de um dos hippies. Ela e seus dois filhos trazem costumes estranhos ou nocivos à comunidade, o que vai determinar a grande lição do filme: o convívio humano é mais rico e harmonioso em meio à diversidade.

Apesar de não pertencer ao movimento dinamarquês dogma, o diretor Lukas Moodysson utiliza todos os clichês daquela estética debochada e revolucionária. Afinal, ele também é escadinavo: câmera na mão, narrativa documentarista e diálogos em excesso. Até o recurso do zoom, totalmente ultrapassado, está presente com toda naturalidade. Seja bem-vindo espectador!

*Trecho da crítica escrita para o jornal O Imparcial em 2002.

SERVIÇO
Projeto Cinema no Museu
Filme: “Bem-vindos”, de Lukas Muodysson (2000)
Quando: Quarta-feira, 5, às 19h
Local: Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM (Rua do Sol – Centro)
Promoção: Cineclube Casarão 337 e MHAM
Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!