4 de mai. de 2010

Livro "A ditadura da mídia" é lançado em São Luís

O jornalista Altamiro Borges (foto) lança nesta quarta-feira, 5, em São Luís o seu mais recente livro “A ditadura da mídia”. O evento será no auditório do Sindicato dos Bancários, às 19h. O lançamento da publicação na capital maranhense é promovido pelo Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB-MA) e do Departamento de Comunicação da UFMA e faz parte das comemorações pelos 40 anos do curso daquela universidade. Um pouco antes da sessão de autógrafos, Altamiro Borges ministrará a palestra “Mídia e democracia no Brasil”.

O lançamento oficial do livro ocorreu na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro, em Brasília. Na obra, Borges faz uma síntese do atual contexto da comunicação no mundo e no Brasil, enfatizando a manipulação de conteúdo feita por grandes grupos midiáticos. Além de apresentar a manipulação engendrada pelo capitalismo na mídia, o autor traz algumas propostas, com o objetivo de contribuir para os debates realizados na Confecom. Entre elas estão o fortalecimento da radiodifusão pública, a revisão dos critérios das concessões, o estímulo à radiodifusão comunitária e um novo marco regulatório para as comunicações.

“A ditadura da mídia” é composta de cinco capítulos, em que o autor escreve sobre “Poder mundial a serviço do capital e das guerras”, “A mídia na berlinda na América Latina rebelde”, “Concentração sui generis e os donos da mídia no Brasil”, “De Getúlio a Lula, histórias da manipulação da imprensa” e “Outra mídia é urgente: as brechas da democratização”.

O livro tem 176 páginas e é publicado pela editora Anita Garibaldi/Associação Vermelho. A produção do livro recebeu o apoio de 54 entidades sindicais, incluindo cinco centrais.

SOBRE ALTAMIRO BORGES
Ele é jornalista, membro do Fórum de Mídia Livre, secretário de Comunicação do PCdoB, diretor do Portal Vermelho e integrante dos conselhos das revistas Princípios, Crítica Marxista e Fórum e do jornal Brasil de Fato. É autor dos livros “Sindicalismo, resistência e alternativas” (2008), “As encruzilhadas do Sindicalismo” (2005) e “Venezuela: originalidade e ousadia” (2005); organizador das obras “Reforma sindical e trabalhista no governo Lula” (2004); “Para entender e combater a Alca” (2002) e “Administração sindical em tempos de crise” (1999); e co-autor, junto com Marcio Pochmann, do livro “Era FHC: a regressão do trabalho” (2002) .

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!