31 de mai. de 2010

OAB-MA quer esclarecimentos sobre mortes de moradores de rua em Bacabal

     O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional do Maranhão, o advogado Luis Antonio Pedrosa, vai encaminhar expediente ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, exigindo a apuração das circunstâncias da morte de dois moradores de rua na cidade de Bacabal antes que esse tipo de crime se alastre pelo Estado.
     Em menos de 20 dias foram registrados dois assassinatos de moradores de rua no município. No dia 9 de maio um morador de rua teve o corpo queimado. Na sexta-feira passada, um homem identificado como sendo Adriano dos Santos Lima, 21, foi encontrado morto na Rua Gonçalves Dias, local onde dormia há cerca de três meses. Segundo o delegado regional de Bacabal, Jáder Alves, não havia sinais de luta no local e nenhum tipo de lesão de defesa nos braços da vítima.
     Sem um órgão responsável por levantamento estatísticas dessa população, o governo do estado tenta tornar o problema invisível. Para Pedrosa, a situação nos municípios ainda é mais grave diante da miopia dos administradores que não acessam programas de amparo a essa população com verbas disponíveis nos ministérios específicos.
     "Corremos o risco de está copiando mazelas das grandes metrópoles, inclusive com este tipo de criminalidade", alerta o presidente da Comissão da Ordem. Ele acredita que os crimes podem envolver diversos fatores, inclusive de ordem econômicas, já que muitos comerciantes e donos de restaurantes acham que o morador de rua espanta sua freguesia.
     Outro fator apontado pelo Antonio Pedrosa é a facilidade com que no município de Bacabal seja contratado um jagunço. "É uma área bastante violenta no estado. Há jagunços contratados a preço de banana para cometer assassinatos", afirma.
     Daí o advogado achar necessária uma pronta reação do aparelho de segurança. Pedrosa aponta problemas de gestão na secretaria de Segurança Pública: "Desde que o secretário de Segurança Raimundo Cutrim assumiu o Gabinete de Segurança Integrada, GSI, não mais se reuniu. Isso mostra que do ponto de vista da segurança pública, essa gestão do governo do estado faliu", constata Pedrosa.
     No entendimento do advogado a indicação do Policial Federal Aluisio Mendes para substituir Cutrim se constitui em um erro de escolha, já que o treinamento de manobra do atual titular da Secretaria não inclui conhecimento de gestão, o que só piora o quadro.
     Sobre a política de amparo à população de rua, o advogado indica: "É preciso dar início a criação de abrigos. Diariamente se observa um grande número, principalmente de jovens, em esquinas e sinais das avenidas de grande trânsito, maltrapilhos e que tem a rua como casa". Segundo Pedrosa, o mesmo expediente que endereçará ao secretário de Segurança também será encaminhado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!