1 de jun. de 2010

Márcio Vasconcelos expõe "Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão" em São Paulo

A exposição “Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão”, do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, desde o dia 25 de maio está em cartaz no Museu Afrobrasil, em São Paulo.
     Inaugurada em novembro do ano passado na Casa de Nhozinho em São Luís a exposição é resultado de uma pesquisa realizada pelo fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, que em companhia do antropólogo africano Hippolyte Brice Sogbossi, viajou ao Benin para uma documentação fotográfica sobre o cenário do culto aos voduns, conhecido como culto aos ancestrais mortos.
     O resultado foi um trabalho que traça um paralelo entre os sacerdotes africanos e os chefes de terreiros do Tambor de Mina do Maranhão. As imagens apresentam uma viagem pelas cidades de Cotonou, Abomey, Allada, Ouidah, Cavali e Porto Novo, do antigo Daomé, hoje Benin e das Casas das Minas, terreiro vodum, fundado em São Luís do Maranhão, em meados do século XIX.
     A região da Costa da África Ocidental onde se localiza o antigo Reino do Daomé era chamada de Costa dos Escravos e também de Costa da Mina. Nesta região foi estabelecido pelos portugueses do século XVII o Forte de São Jorge Da Mina, localizado na atual República do Gana. Existe também na região uma etnia denominada Mina. Os negros precedentes desta região foram conhecidos no Brasil como negros mina ou jejes e a religião dos voduns por eles praticada, é conhecida até hoje, sobretudo no Maranhão e na Amazônia, como Tambor de Mina.
     Há mais de uma década Márcio Vasconcelos vem se dedicando a registrar as manifestações da cultura popular e religiosa dos afro-descententes no Estado do Maranhão. Hyppolyte Brice Sogbossi é beniense e radicado no Brasil há mais de 10 anos. Doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Federal de Sergipe.
     Depois de São Paulo a exposição segue para Salvador, onde deve permanecer no Museu do Benin.

SERVIÇO
Exposição:"Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão"
Período: até 13/06/2010
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h
Preços: Entrada gratuita

Museu AfroBrasil
Endereço: Rua Pedro Alvares Cabral, s/n Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, Portão 10, CEP: CEP 04094-050
Telefone: (11) 5579-8542/5579-7716/5579-6399

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!