23 de ago. de 2010

PAC empaca também no Porto do Itaqui

     O projeto de expansão do Porto do Itaqui está atrasado há pelo menos três anos.O diagnóstico é do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicação), órgão ligado à Presidência da República, reforçado pela Confederação Nacional da Agricultura, CNA, que pensa em usar o porto do Maranhão para escoar a produção de soja do centro-oeste brasileiro.
     A drenagem e ampliação do Porto em São Luís estão incluídas no Programa de Aceleração de Crescimento, PAC, do governo Lula. O período de paralisação das obras coincide com o final do mandato do governador José Reinaldo Tavares (PSB), quando este rompeu com o grupo político Sarney,  e do pedetista Jackson Lago (interrompido no terceiro ano de mandato), adversário histórico do grupo.
     Nas quatro viagens de Lula ao Maranhão o assunto não teve a menor relevância. O senador José Sarney (PMDB-AP), preferiu tratar sobre o futuro promissor que o deslumbra e com o qual amealha votos para a filha em mais uma reeleição para o governo.
     Pelas informações do governo federal a reforma do Itaqui já está em curso. O porto é o sexto do país em movimentação de cargas. No ano pasado movimentou 11,7 milhões de tonelada de cargas. Os investimentos previstos na reforma pelo PAC são de R$ 588,8 milhões. Primeiro do país, o Porto de Santos ocupa a 51º colocação no ranking mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!