2 de set. de 2010

Portes quebram parte do monopólio da Pipes

Ponte da Libertação, em Imperatriz
Duas pontes construídas recentemente encurtaram em milésimos o faturamento das empresas de Pedro Iran Pereira Espírito Santos, o Pipes. Uma delas liga Imperatriz (MA) ao Tocantins, com pouco mais de 1.200 metros. Concluída no governo Jackson Lago (PDT) e inaugurada por Roseana Sarney (PMDB), a obra foi toda custeada com recursos do estado do Maranhão.
     Há cerca de dez dias outra ponte, entre o município maranhense de Benedito Leite e Uruçuí, no Piauí, aguarda conclusão. Carros já usam a via. Pedestres evitam a poeira que é intensa nas cabeceiras ainda sem asfalto. A obra entre os dois estados da federação foi construída com dinheiro da União.
     Controladora de cerca de 150 portos entre o Maranhão e ao menos cinco estados, o Pipes é um império construído a partir da cidade de Carolina. Nesse município às margens do Tocantins, a empresa é responsável pelo transporte de passageiros e veículos feito em balsas e lanchas até Filadélfia (TO). No estaleiro da empresa desse empresário que prefere a penumbra, mais de 1.500 vagas de trabalho são oferecidas para jovens e adultos de toda a região.
     Por outro lado, a travessia entre muitos trechos do Maranhão e a outra margem dos rios Balsas, Tocantins, Gurupi ou Parnaíba, já em outro estado, depende exclusivamente dos portos e embarcações da Pipes.
Ponte sobre o Rio Balsas, entre MA e Piauí
     Em Benedito Leite, principalmente estudantes que buscam melhor qualidade de ensino em Uruçuí, no Piauí, utilizam ainda as antigas lanchas. O preço da passagem é de R$ 0,50. Com bicicleta sobre para R$ 1,25. Já os carros têm tarifas fixadas entre R$ 8,00 e R$ 60,00, dependendo do tamanho.
    A distância entre as margens esquerda e direita no ponto de travessia do Rio Balsas é de pouco mais de 160 metros. Nesse ponto o concreto deixou o Piauí mais próximo do Maranhão, permitindo que cidadãos daqui busquem melhores serviços de educação, saúde e oportunidade de emprego.

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