27 de out. de 2010

Roseana Sarney já fala em reduzir máquina e dispensar aliados

    A governadora reeleita Roseana Sarney (PMDB) anuncia que vai enxugar a máquina. Das 30 secretarias da administração estadual algumas serão extintas. Quando assumiu pela terceira vez o governo Roseana Sarney ampliou a folha. Desdobrou a secretaria de Cidades e Infraestrutura, por exemplo, em duas. Tudo em nome da acomodação dos aliados do projeto de continuidade.
    Secretarias criadas no governo Jackson Lago, como da Igualdade Racial, da Mulher, do Trabalho e Economia Solidária permaneceram inalteradas diante da forte interferência das ações destas em camadas populares. São espelhadas na estrutura da administração federal.
    Embora reeleita com apoio de um leque de tons multipartidários, a governadora tem dito que optará por um perfil técnico na composição da sua equipe. É a estratégia para afugentar os zilhões de pedidos. Alguns são aguardados. Por exemplo: onde acomodar Costa Ferreira, fiel sarneysta. Como dispensar Filuca Mendes, ex-prefeito de Pinheiro e pai do deputado verde Victor Mendes, fiel da base governista.
    Nunca antes em sua história como mandatária fez tal opção. Pelo contrário: na escolha a política é o atributo maior. "Sou política, não poderia escolher um secretariado que não fosse político", afirmou Roseana Sarney quando eleita pela primeira vez em 1994. E assim é e será se lhe parece.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!